3 Dicas de Como Passar no Enem e Ingressar no Ensino Superior

Quer saber como passar no Enem? Neste artigo, separamos algumas dicas que irão ajudar você nesse momento. Veja algumas práticas para começar agora e estar bem preparado.

 

1. Não há como passar no Enem sem conhecer bem a prova

 

Se você vai fazer o Exame pela primeira vez, é extremamente importante que conheça o estilo da prova. É preciso entender desde a estrutura até a forma como você calcula a nota.

Com relação ao modelo do teste, hoje, o Enem é composto por 180 questões divididas em dois grandes blocos de 90 cada um. As matérias que costumam aparecer são Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, atualidades, entre outras.

 

Para que você tenha uma noção maior na hora de fazer o Exame, saiba que o Inep disponibiliza as provas dos anos anteriores para que você possa ver, conhecer e entender a linguagem e como são as questões.

Essa dica vale também para quem já fez a prova, mas aí a ideia é trabalhar com uma revisão dos acertos e erros do ano anterior. Por exemplo, veja as questões que você acertou e errou, anote suas principais dificuldades e já coloque na lista de prioridade dos estudos, ok?

 

2. Monte uma rotina de estudos

 

Você é daqueles estudantes que acreditam que não há como passar no Enem enquanto estudam, seja na escola, na faculdade ou até se já trabalham? Porém, existe sim essa possibilidade para quem se dedica!

Para isso, separe as suas horas livres (inclusive aos finais de semana) e divida-as em conteúdos. Evite estudar muitas matérias diferentes em poucas horas, pois isso pode confundir você! Tente, em um período de três horas, por exemplo, estudar três ou quatro conteúdos da mesma matéria (dependendo da dificuldade).

Por exemplo: você separou quatro horas do sábado para estudar. Ao invés de se dedicar a Biologia, Matemática, Física e História, foque em uma delas e dê prioridade aos conteúdos que você tem mais dificuldade.

 

3. Entenda a redação

 

Outro ponto importante sobre como passar no Enem é a redação. Ela tem um modelo muito específico, além disso, é uma boa chance de conseguir uma nota alta que pode ajudá-lo a ingressar em uma faculdade, pois tem um peso significativo no Exame.

 

Por se tratar de uma dissertação, é importante trabalhar muito bem os três pontos: a introdução, o desenvolvimento e a conclusão, tomando o máximo cuidado para não fugir do tema, pois isso poderá zerar o seu trabalho!

Você só saberá a respeito do que deverá escrever no momento da prova, portanto, o ideal é compreender como estruturar seu texto, independentemente do assunto. Você deve sempre estar por dentro dos principais acontecimentos do mundo todo, pois, normalmente, a redação do Enem está ligada aos conhecimentos gerais.

 

Agora você já sabe como passar no Enem com mais clareza. Estude, prepare-se e tome cuidado com o nervosismo. Você fará uma ótima prova! Para mais conteúdos sobre o Enem e o ensino superior, acompanhe as notícias do Ibmec!

Saiba mais sobre a Graduação Ibmec

Preencha o formulário ao lado para saber mais sobre os cursos do Ibmec e seja protagonista do seu destino.