FAQ

Perguntas frequentes

Tire suas dúvidas e conheça mais sobre o Ibmec

Como devo proceder para trocar o curso adquirido antes de iniciar as aulas?

Na área do aluno, na área de serviços, o aluno deverá selecionar o requerimento online Reopção de Curso e preencher com as informações necessárias. A coordenação acadêmica avaliará o requerimento e dará a tratativa.

Como entro em contato com a Coordenação do Curso?

Para contatar a coordenação de graduação, enviar e-mail para: coordgraduaçãomg@ibmec.edu.br. Já para contatar a cordenação de pós-graduação, o e-mail deverá ser enviado para: coordenaçãoposmg@ibmec.edu.br.

Como entro em contato com o setor de Admissões?

O contato com o setor pode ser feito por meio do email: admissoesbh@ibmec.edu.br.

Como funciona o atendimento ao aluno do Ibmec?

O atendimento ao aluno é feito por meio do e-mail atendimento@ibmec.edu.br ou pessoalmente no NAAF local.

Como funciona o curso de inglês?

Todos os alunos do Ibmec podem usufruir do Programa EnglishPro, que é um curso de inglês online subsidiado. O EnglishPro faz uso da plataforma VOXY, um curso de inglês completo, com músicas, vídeos, artigos e notícias da atualidade, além de aulas ilimitadas em grupo online e ao vivo com professores nativos. Nele, o aluno também terá a opção de comprar, na própria plataforma por um preço diferenciado, pacotes adicionais de tutoriais individuais com professores nativos, nos quais poderá direcionar essas aulas para as suas áreas de interesse. 

Como posso me matricular, sendo a minha empresa o responsável financeiro? 

O contato deverá ser feito com o setor de Admissões e um e-mail deverá ser encaminhado para o NAAF (atendimento@ibmec.edu.br), solicitando os dados e documentos para a matricula. No ato da matricula, o candidato deverá apresentar o contrato devidamente preenchido, assinado e carimbado, junto com os documentos solicitados.

 

Consigo realizar matrícula na pós-graduação sem o diploma da graduação?

Sim, o aluno deverá ter concluído a graduação e colado grau para poder se matricular na pós-graduação do Ibmec. Caso não tenha o diploma no ato da matrícula, o aluno deverá apresentar uma declaração de conclusão de curso com a data prevista para entrega do diploma. De acordo com isso, o aluno assinará um termo com a data que deverá apresentar o diploma.

Estou na maioridade. Meus pais podem fazer minha matrícula?

Sim, mas dessa maneira eles serão os responsáveis financeiros, pois assinarão o contrato.

Gostaria de antecipar o pagamento das parcelas do meu MBA. Como devo proceder?

Após a escolha do plano financeiro, no ato da matricula, não há opções de mudança ou antecipação financeira.

Há alguma condição diferenciada para o pagamento antecipado do semestre em única parcela?

Para cursos de graduação, o aluno terá 3% sobre o valor total a ser pago, no semestre, à vista.

Para cursos de pós-graduação, o aluno deverá consultar a tabela vigente do seu cursos.

Iniciei a matrícula do curso no site. E agora?

O processo de matrícula deverá ser continuado, presencialmente, na respectiva unidade do aluno.

O curso é todo presencial ou há disciplinas online?

Os cursos do Ibmec são compostos por disciplinas presenciais, mas a Coordenação poderá ofertar algumas disciplinas online de acordo com a necessidade do curso. Isso sempre será alinhado com os alunos.

O Ibmec aceita transferência de PROUNI e FIES?

A transferência de Fies é aceita.

Para Prouni, se já for aluno Ibmec em outra undiade, aceitamos a transferência com bolsa 100%, mas caso seja aluno de outra instituição, aceitamos transferência de bolsa 50%.

O Ibmec tem convênio com empresas? Como minha empresa pode se tornar conveniada?

Sim, o Ibmec tem convênio com várias empresas. Para se tornar uma empresa parceira, a solicitação deve ser encaminhada para o e-mail: convenioseparcerias@ibmec.edu.br.

Passei no vestibular, mas ainda não terminei o ensino médio. O que posso fazer para me matricular?

A matrícula não pode ser efetivada sem a formação no ensino médio. Se houver a situação do candidato concluir o ensino médio antes do inicio das aulas, o mesmo deverá apresentar uma declaração com a previsão do término do curso e assinar um Termo de Responsabilidade.

Posso iniciar o curso a qualquer momento?

O período para inscrição e matrículas são pré-determinados. É preciso acompanhar as informações em nosso site e redes sociais.

Posso mudar de curso no ato da matrícula?
Para graduação: Para pós-graduação:
O aluno deverá preencher um requerimento, solicitando a mudança de curso. O aluno deverá ter autorização do coordenador que o entrevistou para fazer a mudança.
Posso terminar o MBA antes do fim do semestre?

O aluno deverá entrar em contato com o Coordenador do curso para avaliar a possibilidade de antecipação de disciplinas.

Preciso de um recibo ou nota fiscal referente ao pagamento do curso. Como posso adquirir este documento?

A solicitação deverá ser feita na área do aluno, pelo requerimento online de Declaração Financeira, no qual o aluno especificará o documento que precisa. 

Quais as formas de ingressar no Ibmec?
Para graduação: Para pós-graduação:
As formas de ingresso no Ibmec são através de Vestibular, Enem, Transferência, Obtenção de Novo Título, Fies e Prouni. O candidato deverá participar do processo seletivo que implica em inscrição no site e entrevista com a coordenação acadêmica do curso de interesse.
Quais são as bolsas oferecidas pelo Ibmec?
Bolsas para graduação*: Bolsas para pós-graduação:
Bolsa Vestibular; Bolsas de Campanha, privilegiando as matrículas antecipadas;
Bolsa Alumni (ex-alunos); Bolsa Alumni.
Bolsa Ranking.**  

*Exceto para o curso de Ciências Contábeis;
**Para mais informações, consultar o Manual do Aluno.

Qual a carga horária do MBA do Ibmec?

A carga horária para os cursos LLM e MBA Global é de 576 h/a e para os cursos de MBA e Pós em Direito é de 540 h/a.

Qual a documentação necessária para utilizar Prouni e Fies? Onde posso realizar a inscrição?

Para o Fies, as inscrições são pelo site: http://fiesselecao.mec.gov.br/​
Para Prouni, as inscrições são no site: http://siteprouni.mec.gov.br/.

Em ambos os casos, o aluno deverá solicitar um checklist dos documentos que precisarão ser entregues no Ibmec, usando o e-mail: atendimento@ibmec.edu.br e apresentar todos seus os documentos originais e cópias, juntamente com os do seu grupo familiar.

 

Qual é a diferença entre um MBA Presencial e um MBA Online?

O perfil dos alunos de ambas as modalidades são bem distintos. É preciso avaliar o formato que melhor atenderá as suas necessidades de aprendizado, disciplina, networking e tempo disponível para  dedicação, entre outras variáveis. O ideal é conversar com a Coordenação Acadêmica para alinhar expectativas.

Qual é a metodologia aplicada nos cursos do Ibmec?

O Ibmec visa o aprendizado através da prática e envolvimento dos alunos, dessa forma o uso de aulas expositivas, estudos de casos, dinâmicas de grupos, leitura e discussão em sala, provas e trabalhos são comuns durante as aulas.

Quando posso me matricular nos cursos do Ibmec?
Para graduação: Para pós-graduação:
São realizados dois processos seletivos por ano. Um a cada semestre e as inscrições devem ser feitas em nossos site. Fique atento à divulgação no portal e nas nossas redes sociais. Os processo seletivos estão constantemente abertos. Para MBAs há quatro entradas por ano, já para Global e LL.M tem duas entradas por ano.

 

 

Quantas horas eu precisarei dedicar aos estudos para concluir meu curso no tempo previsto?

O tempo de estudo é algo que depende do perfil de aprendizagem de cada aluno, bem como seu tempo disponível em meio às atividades do dia a dia. Entretanto, sugerimos que seja dedicado de duas a três horas diárias de estudo.

Quero mudar de curso, mas tenho Fies e/ou Prouni, como devo fazer?

O aluno deverá verificar se o curso de origem e o curso para qual irá transferir, pertencem à áreas afim. Se for a mesma área, poderá transferir. Caso não seja, deverá realizar vestibular ou processo seletivo com a nota do ENEM.

Realizei inscrição em um curso e não recebi a confirmação do pagamento. Como devo proceder?

A confirmação do pagamento é o comprovante bancário emitido após a pagamento. Em caso de dúvidas, o aluno poderá entrar em contato com o setor de admissões pelo e-mail: admissoesbh@ibmec.edu.br.

Sou aluno de MBA Presencial do Ibmec e desejo transferir minha matrícula para o MBA Online. Como devo proceder?

O aluno deverá solicitar o cancelamento no curso presencial e fazer a matrícula no curso Online.

Sou aluno de outra instituição e desejo transferir minha matrícula para o Ibmec. Consigo realizar transferência e aproveitar as disciplinas?
Para graduação: Para pós-graduação:
Consultar o edital de Transferência Externa, disponível em https://www.ibmec.br/mg/formas-ingresso/transferencia/transferencia-em-belo-horizonte. Não é aceita transferência de pós-graduação de instituições diferentes.
Sou aluno do Ibmec e fui transferido de cidade/estado por motivos profissionais. Como devo proceder para transferir o curso para outra unidade? 

O cancelamento da matrícula na Unidade de origem deverá ser solicitado. A partir disso, poderá ser realizada a matrícula na nova Unidade.

Sou aluno Ibmec e as aulas já começaram, mas gostaria de trocar de curso. É possível?

Sim, é possível. Na área do aluno, em serviços, o aluno deverá selecionar o requerimento online Reopção de Curso e preencher com as informações necessárias. A coordenação acadêmica avaliará o requerimento e dará a tratativa.

Sou ex-aluno do Ibmec. Tenho alguma condição especial fazer outro curso?

Sim. O Ibmec disponibiliza a bolsa Alumni para seus ex-alunos de graduação e pós-graduação, na qual é ofertada 30% de bolsa no novo curso. Exceto para o curso de Ciências Contábeis.

Tenho nota do Enem abaixo de 450 pontos, posso realizar minha matrícula?

A pontuação mínima para ingresso via ENEM é de 500 pontos. Os candidatos com notas abaixo de 450 pontos no ENEM precisarão fazer a prova do Vestibular e obter a aprovação no processo seletivo tradicional.