Live Ibmec sobre Fake News

O professor de Ibmec SP, Marco Sabino, realizou uma live no dia 25 de abril (quinta-feira) ao vivo no Facebook da instituição. O assunto abordado foi fake news, tema que está presente cada vez mais presente em nosso dia a dia.

Durante a live, Sabino repercutiu algumas dicas sobre o compartilhamento de conteúdo falso ou sem fonte confiável. De acordo com o professor, é necessário conferir o portal em que a notícia está publicada, se for um site pouco conhecido, o melhor é buscar outras fontes sobre aquele tema. Para comprovar se a informação é realmente verdadeira, é fundamental pesquisar a natureza da notícia, a fonte original. Se nada for encontrado, não compartilhe. Provavelmente é fake news.

O professor também explicou que o problema pode virar caso de justiça. Há vários projetos de lei no Congresso Nacional que sancionam quem publica e compartilha notícias falsas. “Um simples clique pode virar um crime. Por isso, é essencial dobrar a atenção e inibir a disseminação deste tipo de notícia”, explica Sabino.

Para conferir a discussão, na íntegra, clique aqui.