O Que é Pós-graduação, Mestrado e Doutorado? Quais São Suas Diferenças?

Quando nos perguntamos “o que é pós-graduação, mestrado e doutorado?”, devemos ter em mente que o mestrado e o doutorado são dois tipos diferentes de pós-graduação.

Uma pós refere-se aos estudos que são realizados depois que o estudante se forma no ensino superior. Sendo assim, estes cursos funcionam como uma especialização, dando um rumo aos caminhos que o profissional irá seguir.

Quer entender melhor as diferenças entre estas modalidades de ensino? Então confere este artigo!
 

As diferenças entre mestrado e doutorado

É normal que muitas pessoas tenham a dúvida sobre o que é pós-graduação, mestrado e doutorado. Até porque, todos eles têm mais pontos em comum do que grandes diferenças de fato.  

Primeiramente, como já explicamos, mestrado e dourado são formas de pós-graduação. Além disso, é importante saber que ambos fazem parte da categoria stricto sensu. Sabe o que isso significa?

Os cursos nomeados como “sentido restrito”, traduzindo literalmente para o português, são aqueles considerados mais aprofundados. Ou seja, são mais teóricos e têm como objetivo elevar os patamares do conhecimento .

Quem optar por uma destas modalidades poderá exercer carreira no âmbito profissional ou acadêmico. Ambas são voltadas para formar pesquisadores ou professores de determinada área escolhida.

Agora, com relação às diferenças entre mestrado e doutorado, é possível dizer que o segundo é mais aprofundado do que o primeiro. Isso porque, a maioria dos doutorados pedem que o profissional tenha o título de mestre (ou seja, realizado um mestrado).

Sendo assim, o doutorado concede um melhor aprofundamento do conhecimento e pede que os estudantes tenham uma bagagem maior. Assim como podemos dizer que o mestrado serve como uma preparação para o doutorado.

Um ponto importante que diferencia os dois é que, no mestrado, não há necessidade de defender uma tese que seja de um tema totalmente inédito. Já no doutorado, é obrigatório.

Lembrando que, ainda no campo da pós-graduação, há um terceiro curso que também entra nesta modalidade: o MBA (Master in Business & Administration). Este é voltado para a prática e tem um viés que envolve mais o mercado de trabalho. É focado em negócios e administração, ideal para aqueles que querem ou já estão seguindo carreira no mercado corporativo.
 

Entendeu o que é pós-graduação, mestrado e doutorado?

Agora você já sabe o que é pós-graduação, mestrado e doutorado e pode identificar qual a melhor opção para alcançar o seu objetivo profissional.

Todos os cursos de pós-graduação são essenciais para incrementar os conhecimentos e melhorar seu desempenho no ramo que desejar seguir.

Dentre as vantagens em realizar uma pós, podemos citar:

  • atualização e aprimoramento profissional;

  • enriquecimento de currículo;

  • direcionamento de carreira;

  • destaque no mercado de trabalho.

Este artigo foi útil para você? Comente, compartilhe e continue acompanhando as notícias do IBMEC!

Saiba mais sobre a Pós-Graduação Ibmec

Preencha o formulário e seja protagonista do seu destino. 

Preencha o formulário abaixo.