Inovação em pauta: Pós-Graduação Ibmec é destaque na mídia 

Inovação em pauta: Pós-Graduação Ibmec é destaque na mídia 

O caminho para uma formação com foco na atuação autônoma e protagonista envolve uma série de garantias. Para ser considerada uma das melhores escolas de negócios do país, o Ibmec investe no constante diálogo entre o que o mercado demanda e o que o profissional pode suprir - ou ir além. 

Nesse diálogo, a reflexão sobre a inovação faz-se mister, pois é a partir dela que o progresso em soluções práticas e viáveis pode ser colocado em ação. César Akira, coordenador dos cursos de MBA do Ibmec, foi destaque na mídia ao abordar o assunto, destacando os diferenciais da instituição no desafio de formar profissionais cada vez mais capacitados.

 

Confira a matéria na íntegra: 

Formação requer abordagem transversal nas escolas

A formação de executivos capazes de identificar e tocar projetos de inovação, além implementar novos e desafiadores modelos de negócios, é um processo complexo. "A inovação é transversal. Envolve todos os departamentos da empresa, ampliando a complexidade para a oferta de cursos", explica Eduardo Fayet, gerente executivo de desenvolvimento empresarial do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), ligado à Confederação Nacional da Indústria (CNI). No IEL, a saída foi criar uma grade capaz de acomodar executivos em diferentes estágios de carreira. "Do coordenador até o presidente", explica Fayet. No ano passado, mais de três mil alunos, em todo o país, se formaram em cursos do IEL ligados à área de inovação.

A demanda é grande na indústria brasileira, onde a temática envolve desde novos processos, materiais e produtos até a indústria 4.0, que trata da transformação digital nas fábricas. "Trabalhar com inovação não é só ter ideias. É preciso tocar os projetos, gerir mudanças, estruturar orçamentos e buscar parcerias", diz. O professor defende uma formação que privilegie competências como adaptabilidade, visão de futuro, visão sistêmica e capacidade de aprendizado. "Gestores de qualquer área devem conhecer inovação", diz. Cesar Akira, coordenador dos cursos de MBA do Ibmec, também acredita que não há como ser um bom gestor sem entender os meandros da inovação. "A matéria tornou-se obrigatória em todos dos MBAs oferecidos pelo Ibmec", diz. Segundo ele, como a inovação é primordial para a competitividade, os executivos precisam ser capazes de identificar bons projetos, analisar como aplicá-los para transformar o negócio e liderar processos de implementação. "Antes existia a área de inovação, que promovia novos negócios. Agora, essas ideias estão em toda a parte.

Os líderes têm de captá-las", diz. Outra questão é a internacionalização, que exige capacidade inovadora das empresas. "Os profissionais voltados para os negócios internacionais vão operar com temas como transferência de tecnologia e parceiras para pesquisa e desenvolvimento de produtos e serviços", comenta Akira. O diagnóstico do professor do Ibmec é simples: não dá mais para separar os termos inovação e negócios. Na Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS), a novidade é o MBA em liderança, inovação e gestão 3.0, com turmas presenciais e a distância. "Investimos em um curso que trata da inovação na gestão. Muitas empresas são boas em ter ideias, mas travam na hora de implementa-las, por terem estrutura administrativa engessada em um modelo tradicional", diz o professor André Duha, coordenador do curso. Segundo Duha, que observou modelos de gestão nos polos gaúchos de tecnologia de Porto Alegre e Vale dos Sinos - somando visão brasileira aos modelos que viu aplicados no exterior -, as startups são mais ágeis na gestão e permitem que os profissionais concretizem seus projetos. "Por isso elas estão drenando talentos das grandes empresas. Empreendedores querem um ambiente no qual possam fazer a diferença."

Fonte: Valor Econômico

Saiba mais sobre a Pós-Graduação Ibmec

Quer conhecer mais sobre as oportunidades e os diferenciais de ser um aluno Ibmec? Preencha este formulário para saber mais sobre nossos programas e cursos de Pós-Graduação.

Preencha o formulário abaixo.