Como Escolher uma Pós-Graduação Ideal Para Você e Sua Carreira

O crescimento profissional passa por diversas fases, começando pela escolha do curso superior. Com tantas possibilidades de carreiras existentes, optar por aquela que mais se enquadra ao seu perfil torna-se um fator difícil. Após tomar a decisão, quando tudo já parece consolidado, é importante não parar de estudar e evoluir na carreira. Neste momento surge uma nova dúvida: como escolher uma pós-graduação?

Entre tantas vertentes diferentes, realmente escolher uma só pode ser difícil, mas existem algumas dicas para ajudá-lo. Confira neste artigo!


Afinal, como escolher uma pós-graduação que encaixe em seu perfil?

Existem muitas qualificações disponíveis no mercado, cada uma com sua especificidade, tanto técnica quanto em relação às escolhas do profissional. Não é obrigatório acertar logo na primeira tentativa, mas ter uma boa noção pode ajudar a ganhar tempo para conquistar uma carreira de sucesso e não correr o risco de se afastar de sua área.

 

Veja abaixo algumas sugestões de como escolher uma pós-graduação que combine com você e com a sua carreira:

 

Defina uma meta de carreira

Os cursos de pós-graduação tem como objetivo atender a alguma meta específica. De nada adianta buscar uma oportunidade como esta se você ainda não tem nenhuma certeza de quais são seus principais objetivos profissionais.

Com uma meta pré-definida, é muito mais simples de você fazer uma escolha consciente, com discernimento e certeza. Um curso de pós não é somente uma etapa da vida profissional, mas sim o próximo degrau da escada rumo àquilo que você considera o seu sucesso!

 

Busque complementaridade

É fato: cursos superiores iniciais entregam para o futuro profissional a base daquilo que ele irá seguir como carreira. Todos os formandos saem da universidade com uma visão completa, porém generalista daquilo com o que desejam trabalhar.

Um dos objetivos de partir para uma pós-graduação é exatamente “afunilar” este conhecimento e complementá-los, já direcionando os estudos para a área de interesse. Um exemplo: um estudante de jornalismo sai da faculdade sabendo o básico sobre rádio, porém, se for trabalhar com isso, poderá se especializar em radiojornalismo ou até mesmo em radiojornalismo esportivo. São muitas as possibilidades.

 

Vá com calma e entenda seu tempo

Muitos especialistas recomendam que a primeira pós-graduação seja realmente uma especialização no campo escolhido para trabalhar. O estudante, então, estará mais preparado para investir em um MBA futuramente, mais focado no mercado e em networking.

Há quem goste da carreira acadêmica. Nesse caso, apostar em um mestrado ou um doutorado pode ser uma boa ideia ao invés da especialização. Entretanto, ainda assim, ao se especializar antes, terá mais familiaridade com o tema para uma futura tese.

Outro ponto que influencia é o tempo de experiência. O mais válido para se fazer uma pós-graduação é contar com um certo tempo de mercado, assim é possível acompanhar o nível da turma e garantir um melhor aproveitamento do curso.

 

Gostou de saber um pouco mais sobre como escolher uma pós-graduação que seja boa para você? Confira os cursos do Ibmec e entre em contato conosco por telefone para mais informações: 4020-5610

Saiba mais sobre a Pós-Graduação Ibmec

Preencha o formulário e seja protagonista do seu destino. 

Preencha o formulário abaixo.