O curso

Criar tecnologias imprescindíveis para a transformação do mundo. Este é o campo de trabalho do engenheiro mecânico atuando na concepção, análise, projeto e produção de máquinas e equipamentos mecânicos. O Centro Universitário Ibmec/RJ oferta o curso de Engenharia Mecânica como uma solução à demanda de de uma economia globalizada e complexa na qual setores produtivo e tecnológico precisam atuar de forma sustentável. O curso desenvolve a formação de profissionais capacitados a absorver e desenvolver novas tecnologias, com atuação crítica e criativa com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.

As disciplinas são divididas em dois ciclos, com ênfases distintas. No ciclo Básico, o aluno recebe toda a base teórica necessária para a construção do conhecimento quantitativo e científico. No ciclo Profissional, o futuro engenheiro entra em contato com as disciplinas profissionalizantes, mais especializadas, complexas e focadas. As disciplinas de negócios estarão presentes ao longo do curso nos dois ciclos. As disciplinas de negócios estarão presentes ao longo do curso nos dois ciclos, voltada para aqueles que desejam abrir o próprio negócio ou aquela startup.

Além da moderna estrutura de salas de aula e bibliotecas que o Ibmec oferece, a formação do engenheiro pleno conta com equipamentos de ponta, como impressora 3D, em seus laboratórios de fenômenos de transportes, hidráulica, automação e robótica. A Escola de Engenharia conta com uma rede de ensino, pesquisa e de desenvolvimento tecnológico com aparelhagem moderna e com softwares que permitem a simulação de vários processos específicos da área.

O Ibmec acredita na excelência voltada para a prática oferecendo conjunto de atividades suplementares que aprofundam o desenvolvimento das habilidades de mercado e espírito de colaboração e integração. No Centro de Empreendedorismo e Internacionalização - CEI, os alunos podem atuar em empresas juniores desde o primeiro semestre e aproveitar a abrangência internacional através de convênios em mais de 54 instituições em todo o mundo.

Investimento

Mensalidade: R$ 3.835,15

Clique aqui e conheça as condições especiais para ex-alunos.

*As bolsas são válidas para matrículas e mensalidades pagas até a data de vencimento do boleto. 

Acadêmico
Coordenação: 

Ubiratan de Carvalho Oliveira

Graduação em Engenharia Mecânica pelo Instituto Militar de Engenharia, graduação em Administração de Empresas e Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras, mestrado em Engenharia Nuclear pelo Instituto Militar de Engenharia e doutorando em Engenharia Nuclear pela COPPE – UFRJ. Foi professor da Academia Militar das Agulhas Negras e atualmente é professor e Coordenador acadêmico das engenharias civil, mecânica e computação do IBMEC–RJ. 

Currículo: http://lattes.cnpq.br/5975838061329590

 

Mercado de trabalho
O QUE FAZ?

O engenheiro mecânico é responsável pelas especificações técnicas e escolha do material para equipamentos industriais. Além disso, emite vistorias, laudos e pareceres técnicos, entre outras atividades. É um profissional indispensável a todo o setor industrial.

Ramos de atuação: 
Indústrias automobilística e aeronáutica;
Usinas;
Gerência de embarcações e operações;
Petroquímicas;
Biociências;
Pesquisa e desenvolvimento;
Cargos relacionados: 
Coordenador de Manutenção;
Engenheiro de Planejamento;
Supervisor de Processos;
Encarregado de Mecânica;
Engenheiro Automobilístico;
Processista;
Técnico de Produto;
Robotista;
Engenharia Mecânica
Graduação
INSCREVA-SE
Mais informações
Carga Horária:
4400h/a
Campus:
Barra
Horário:
07:30h às 11:40h (1º ao 6º Período) e 18:40h às 22:40h (7º ao 10º Período)
Início das aulas:
Fevereiro/2020

Confira o PPC: clique aqui
Regimento Institucional: clique aqui 

 

Data de atualização: quarta-feira, 11 de setembro, 2019 - 9:43