O curso

O curso de Engenharia Elétrica, do Centro Universitário Ibmec/RJ, forma profissionais éticos, com responsabilidade social e ambiental, inovadores e criativos, de senso crítico e espírito empreendedor, bom relacionamento interpessoal e uma permanente vontade de aprender, sendo parte do desenvolvimento e agente transformador desta sociedade. Tudo isso agregado a uma sólida formação teórica e prática, que permite enfrentar os desafios presentes e futuros, desenvolvendo não somente o seu conhecimento técnico como também a habilidade de trabalho em equipe e de negociação, sempre associado a uma postura empreendedora.

O egresso do curso de Engenharia Elétrica estará habilitado a atuar técnica e administrativamente nas áreas de Eletricidade Aplicada e Equipamentos Eletroeletrônicos, Eletrotécnica, Eletrônica e Comunicação, e Controle e Automação, no projeto e coordenação da fabricação de ferramentas, máquinas e dispositivos para aplicação na indústria, na pesquisa e desenvolvimento de produtos, na elaboração e gerência de projetos industriais baseados na estratégia, sustentabilidade e planejamento empresarial, na gestão da qualidade, programas de prevenção, segurança do trabalho, normas e gestão ambiental, nos processos e avaliação de sistemas de medição e instrumentação básica e nas políticas de sustentabilidade, responsabilidade social, apoio à sociedade, meios de inserção e terceiro setor.

As disciplinas são divididas em dois ciclos, com ênfases distintas. No ciclo Básico, o aluno recebe toda a base teórica necessária para a construção do conhecimento quantitativo e científico. No ciclo Profissional, o futuro engenheiro entra em contato com as disciplinas profissionalizantes, mais especializadas, complexas e focadas. As disciplinas de negócios estarão presentes ao longo do curso nos dois ciclos, voltadas para aqueles que desejam abrir o próprio negócio ou aquela startup.

Além da moderna estrutura de salas de aula e bibliotecas que o Ibmec oferece, a formação do engenheiro pleno conta com equipamentos de ponta, como impressora 3D, em seus laboratórios de fenômenos de transportes, hidráulica, automação e robótica. A Escola de Engenharia conta com uma rede de ensino, pesquisa e de desenvolvimento tecnológico com aparelhagem moderna e com softwares que permitem a simulação de vários processos específicos da área.

Investimento

Mensalidade: R$ 3.670,00

Clique aqui e conheça as condições especiais para ex-alunos.

*As bolsas são válidas para matrículas e mensalidades pagas até a data de vencimento do boleto. 

Acadêmico
Coordenação: 

Andre Luís Funcke

Doutor em Ciências Sociais pelo CPDA/UFRRJ e Mestre em Gestão Estratégica em Negócios pela UFRRJ. Possui graduação em Engenharia de Produção e Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1990) e especialização em Marketing pelo IAG. Atualmente, é professor Ibmec nos cursos de Engenharia. Tem experiência na área de Gestão de Produção Industrial, Comércio Internacional, com ênfase em exportação de alimentos e adequação de produtos alimentícios para a exportação. Atua também como consultor do Sebrae nas áreas de desenvolvimento regional, comércio exterior e agronegócio e como pesquisador na área de desenvolvimento territorial e padrões de qualidade e análise de cadeias produtivas transnacionais, integrando o núcleo de pesquisa Mercados, Redes e Valores.

Currículo Lattes

E-mail: andre.funcke@ibmec.edu.br.

Engenharia Elétrica
Graduação
INSCREVA-SE
Mais informações
Duração do curso:
10 semestres
Turno:
Integral
Unidade:
Barra

Confira o PPC: clique aqui
Regimento Institucional: clique aqui 

 

Data de atualização: sexta-feira, 09 de novembro, 2018 - 10:51