O curso

Este curso desenvolve a habilidade de avaliar empresas de forma autônoma, a partir da análise de demonstrativos financeiros e informações publicamente disponíveis sobre a economia, segmento de atuação e estratégia da empresa avaliada. Ele irá conhecer os principais métodos de avaliação, modelos para estimativa do custo de capital e o roteiro para levantamento de informações para análise. Todo esse processo será materializado com a aplicação de estudos de casos e exercícios e a elaboração de uma avaliação de uma empresa real cotada em bolsa de valores.
 

PÚBLICO ALVO:
Alunos e Profissionais da área de finanças com interesse em avaliar ativos e precificar ações por meio de análise fundamentalista.
Investimento

VALOR DO CURSO:  R$ 1.200,00 à vista ou 4 vezes de R$ 300,00*.

Acadêmico
Professor: 

Diego Ozório

  • Corporativas e de Mercado, atuando em estruturação de operações de captação de recursos, modelagem de project finance e parcerias público-privadas, projetos de reestruturação de empresas, diagnóstico econômico-financeiro, reestruturação de passivos, fusões e aquisições, avaliação de ativos, estratégias empresariais e financeiras, orçamento de capital de projetos de investimento, estruturação de departamento de inteligência de negócio e treinamento corporativos para empresas como: Vale, Petrobras, Banco do Brasil, Losango, Vivo, ANTT, BNDES, TOTVS, Aracruz, Caixa Econômica, Petros, Ágora Corretora, Souza Cruz, Eletrobrás, Embratel, Oi-Telemar, Globosat, Light, Ampla, entre outras.
  • Doutorando pela ESC Rennes, Mestre em Administração com ênfase em Finanças e Análise de Risco.
  • Professor em programas de MBA e Pós MBA nas disciplinas: Avaliação de Investimentos, Valuation de Empresas, Finanças Corporativas, Administração de Capital de Giro, Análise de Projetos de Investimentos, Administração Financeira de Longo Prazo, entre outras.
  • Autor do Livro “Análise Fundamentalista” da coleção Ágora Sênior.
     
Mercado de trabalho
PROGRAMAÇÃO DO CURSO
O que é Valuation e visão geral dos métodos de avaliação: fluxo de caixa descontado, avaliação relativa (múltiplos) e avaliação por direitos contingentes (opções reais). Mitos sobre avaliação. Diversos usos da avaliação.
Relação risco e retorno. O que é risco em finanças. Como mensurar o risco. Efeitos da diversificação no risco dos ativos. Risco específico (idiossincrático). Risco de mercado (sistémico ou sistemático).
Capital Asset Pricing Model (CAPM) e a estimativa do custo de capital próprio. Ativos livres de risco. Prêmio de risco de mercado. Risco país e prêmio pelo risco país. Beta alavancado e desalavancado.
Modelos de risco de inadimplência e o custo das dívidas. Classificações de risco de inadimplência. Índice de cobertura de juros e relação dívida liquida - EBITDA. Classificações de rating local e rating global
Estimativa do custo médio ponderado de capital (WACC). Determinação dos pesos das dívidas e do capital próprio. Efeitos da alavancagem financeira nos diversos custos de capital. Determinação de taxas em termos reais e nominais
O método do fluxo de caixa descontado. Modelo do fluxo de caixa do acionista e fluxo de caixa da firma. Conceitos de Firm Value, Equity Value e Enterprise Value. Definição do prazo de avaliação e perpetuidades.
Roteiro para avaliação. Entendimento do negócio. Análise dos demonstrativos financeiros. Análise do ambiente de negócios: situação macroeconômica, análise setorial e estratégia da empresa. Elaboração de premissas. Avaliação e comparação com mercado.

 

Valuation
Extensão
PRÉ-INSCRIÇÃO
Mais informações
Datas:
Previsão para 2º Semestre de 2019

*turma sujeita a quórum mínimo

Data de atualização: quarta-feira, 17 de julho, 2019 - 17:13