O curso

Todos os dias nos deparamos com escândalos de corrupção nas páginas de nossos jornais. Desde agentes públicos até empresários, é quase certo encontrarmos com nova notícia de nova pessoa sendo alvo de investigação. Recentemente, no entanto, tornou-se claro que algumas organizações incorporaram as práticas imorais à própria estrutura de governança, com setores e funcionários destinados inteiramente à corrupção. O clamor por comportamentos mais éticos nas nossas relações públicas, seja por parte de pessoas físicas ou de pessoas jurídicas, tornou-se uma constante. Por outro lado, o “jeitinho brasileiro” é invocado todos os dias como o diagnóstico para todos os males, desde as pequenas trapaças até os mais altos casos de corrupção política. Afinal, se parece haver consenso sobre a necessidade um agir mais ético, mais justo, por que isso parece ser tão difícil? Ignorando qualquer maniqueísmo, o presente curso propõe uma discussão sobre os fundamentos da ética e do raciocínio específico que justifica o agir justo. O foco da disciplina será a ação das organizações privadas. Pretende-se, por meio de questões e casos controversos, apontar direções e esclarecimentos para temas difíceis do mundo contemporâneo, que atormentam não apenas gestores, mas cidadãos e governantes. 

OBJETIVOS GERAIS: 
O curso tem por objetivo mais amplo capacitar profissionais a reconhecer e lidar com questões moralmente controversas no ambiente corporativo. Por meio da elucidação de correntes filosóficas que justificam as ações morais e da compreensão dos limites psicológicos da tomada de decisão racional, pretende-se dar ferramentas para os agentes e cidadãos avaliarem o comportamento mercadológico e se tornarem melhores gestores, empregados e consumidores.
 

Investimento

VALOR DO CURSO: R$ 690,00 até 6x sem juros no cartão de crédito

Acadêmico
Coordenação: 

Samuel de Jesus Monteiro de Barros

  • Doutorando em Administração pela Université de Bordeaux (França); 
  • Mestre em Administração com dissertação com foco em Finanças Comportamentais; 
  • Especialista em Finanças; 
  • Graduado em Administração; 
  • Coordenador Adjunto da Comissão Especial de Finanças do CRA/RJ 
  • Mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro; 
  • Mais de 12 anos atuando como docente em programas de graduação, pós-graduações em instituições no Brasil e no Exterior; 
  • Certificado BMC pela Bloomberg; 
  • Diretor Financeiro da IPMA Brasil;

* O professor autor é o responsável por criar todo o conteúdo do curso, como apostila e videoulas. O curso poderá ser ministrado por outros professores que sejam da mesma área de conhecimento.

Professor: 

Pedro Chrismann

  • Doutor e mestre pelo programa de Teoria do Estado e Direito Constitucional da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com foco em Filosofia do Direito;
  • Graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010)
  • Visiting Scholar no Departamento de Filosofia da Brown University
  • Professor no Centro Universitário IBMEC (RJ)
     
Mercado de trabalho
PROGRAMAÇÃO DO CURSO
1° AULA
O que é ética? 
Os valores universais e a cultura local
Teorias éticas: Utilitarismo, deontologia e ética das virtudes
2° AULA
Comportamento ético e situacionismo
A psicologia da tomada de decisões
3ª AULA
Compliance, responsabilidade social e governança corporativa
Os limites morais do mercado
Cultura corporativa ética

 

Ética nos Negócios
Extensão
PRÉ-INSCRIÇÃO
Mais informações
Início das aulas:
Previsão para 2º Semestre de 2019

*turma sujeita a quórum mínimo

Data de atualização: quarta-feira, 17 de julho, 2019 - 17:09