Talk show Ibmec debate perspectivas profissionais para 2018

Talk show Ibmec debate perspectivas profissionais para 2018

A revolução tecnológica tem acontecido de forma cada vez mais incisiva, inclusive sobre o mercado de trabalho. Abordando esse tema e seus desdobramentos, o Ibmec Minas Gerais realizou, no último dia 6 de março, um talk show sobre as perspectivas profissionais para 2018. O momento contou com a presença de especialistas de grandes empresas de recrutamento, aprofundando o debate.

Com a participação de Alessandra Leão, da Stato, e Lucas Ribas, do grupo Fesap, o evento trouxe para a conversa possíveis implicações que o cenário tecnológico pode causar no mercado de trabalho, deixando claro o que seria preciso transformar na maneira como são criados os relacionamentos e os negócios. Confira, com a especialista e supervisora de carreiras do Ibmec/MG, Cynara Bastos, detalhes sobre o debate:

Mudanças nos hábitos e consumo geram novos mercados e as empresas atentas a isso, são ágeis e transformam seu negócio antes que a disrupção lhes faça perder mercado. Com os profissionais não pode ser diferente: é preciso estar atento a de que maneira sua área de atuação vem sendo impactada por todas essas mudanças e esse contexto tão complexo e desafiador.

A medida que novas ou antigas empresas entram no universo digital, novos cargos e setores são criados para atender as novas demandas geradas pelo negócio.  As redes sociais revolucionaram a forma como as empesas se comunicam, oferecem e vendem seus produtos.

De acordo com nossos convidados da noite, a forma como os profissionais lidam com estas mudanças, fará a diferença na hora de interagir com o mercado buscando novas oportunidades, ou mesmo para “garantir seu lugar ao sol”. Quanto você está alinhado aos conhecimentos em tecnologia associados à sua área de atuação? Quanto você tem procurado se desenvolver? Possui uma postura de aprendiz?  Aprende rápido? É curioso? Sabe lidar com a diversidade? E o melhor: sabe como utilizar a diversidade para alavancar o desenvolvimento?

As organizações por sua vez, devem saber que a transparência e um ambiente que permita e estimule a colaboração entre os times e o desenvolvimento são fundamentais. Os profissionais têm privilegiado oportunidades de crescimento e alinhamento entre seus valores e o propósito da empresa. A remuneração não é mais a única coisa que faz “brilhar os olhos”.