Saiba Como Ver a Nota do ENEM Rapidamente

Depois de se preparar tanto para fazer o ENEM e terminar a prova com sucesso, chega a hora de se preocupar com um ponto muito importante: o resultado. Para ter certeza de como você se saiu  na prova, você precisa saber como ver a nota do ENEM.

É muito fácil e rápido verificar seu resultado na prova do Exame Nacional do Ensino Médio. Neste artigo, iremos ensiná-lo como fazer isso!  Em poucos minutos você já poderá ter as suas notas em mãos para fazer os cálculos e saber se conseguiu passar. Confira cada detalhe!

 

Como ver a nota do ENEM?

Não há como saber o resultado real do exame sem saber como ver a nota do ENEM. Isso porque é complicado chegar a uma estimativa apenas supondo quais questões você acertou ou errou.

Acontece dessa maneira, pois o ENEM não estipula antes da prova um valor para cada questão, ao contrário do que se espera de um exame comum. Ele usa o método de TRI (Teoria de Resposta ao Item), ou seja, cada questão tem um valor justo baseado no desempenho de todos os candidatos.

Por exemplo: uma pergunta que foi muito “chutada” pelos participantes do exame provavelmente terá um valor menor do que aquela que pareceu realmente feita de maneira esforçada e pensada. Sim! O ENEM “sabe” quando você dá um palpite aleatório em uma questão, devido à tecnologia de correção que avalia a coerência do participante diante das provas.

Portanto, devido a essa questão, é muito difícil utilizar qualquer cálculo oferecido por aplicativos ou somatórias (sejam elas simples ou mais complexas) para estimar a possível nota do exame.

Por isso, é muito importante saber como ver a nota do Enem, para que você tenha certeza do seu desempenho. Você só vai conferir seu resultado quando as correções chegarem ao fim e for divulgada a data de publicação dos boletins individuais (onde ficam as notas divulgadas) que pode ser usado para ingresso em diversas universidades.

 

Passo a passo de como ver a nota do ENEM

Após a data divulgada é muito fácil conferir sua nota no exame. Embora possam acontecer algumas mudanças no sistema de um ano para outro, normalmente a sequência segue os passos abaixo:

  1. acesse o site do ENEM com seu cartão de participante em mãos;

  2. clique na “Página do Participante”;

  3. informe os dados pedidos e sua senha;

  4. faça o que lhe for pedido para terminar a identificação (código ou cliques em desenhos);

  5. clique em “Enviar” e pronto, basta entrar em seu Boletim de Desempenho Individual e seu resultado estará lá.

Após fazer isso, você terá acesso às suas notas divididas por áreas do conhecimento, além da redação, que pode ser acessada no link “Vista Pedagógica” e avaliada separadamente por todas as competências apontadas pelo exame.

Gostou de saber como ver a nota do ENEM pela internet? Saiba como usa-la para ingressar no Ibmec!

 

Saiba mais sobre a Graduação Ibmec

Preencha o formulário ao lado para saber mais sobre os cursos do Ibmec e seja protagonista do seu destino.