Quem Pode Fazer o Enem? Conheça os Pré-Requisitos!

Afinal, quem pode fazer o Enem?

Basicamente, todo mundo pode prestar o Enem sem nenhum problema, desde que devidamente inscritos na prova, escolarizados e matriculados em qualquer instituição de ensino médio ou superior. Estudantes de escola pública, caso estejam no último ano de estudos, estão isentos das taxas de inscrição.

Será que você está entre quem pode fazer o Enem? Veja abaixo os pontos mais importantes, faça uma lista e marque tudo certo para não ter nenhum problema:

Para os treineiros 

Quer fazer o Enem antes do 3º ano do Ensino Médio? É uma ótima ideia para treinar e se preparar para o desafio de logo mais. Inclusive, os estudantes que fazem parte desse grupo são chamados de treineiros.

Para isso, você precisa ter menos de  18 anos de idade ou não estar cursando, como já mencionado, o 3º ano do Ensino Médio. Essa divisão é necessária para que você não seja listado entre os possíveis concorrentes a uma vaga para universidades pela nota do Exame.

Lembre-se de deixar muito claro no ato da inscrição a sua condição de treineiro. Caso você preencha errado poderá (e provavelmente irá) perder o direito de realizar a prova no dia marcado.

Alunos deficientes ou com problemas de saúde 

São poucos os problemas de saúde que impedem alguém de realizar o Enem. Porém, aqueles que estão em período de tratamento devem, assim como os treineiros, informar a situação no ato da inscrição para a prova.

Há chances do Inep solicitar alguns documentos que comprovam o estado de saúde. Portanto, caso você esteja nessa condição, fique tranquilo que não perderá a prova!

Grávidas e lactantes 

Estudantes grávidas ou lactantes também podem prestar o Exame. As mães que estiverem amamentando podem, inclusive, levar seus bebês para o local de prova e sair para alimentá-los. Aqui, vale novamente o lembrete: caso esteja nessa situação ou seja gestante, não deixe de sinalizar na hora da inscrição, ok?

Para as mães que estão amamentando  é permitido também levar um acompanhante que ficará com a criança durante os momentos de prova. 

Agora você já sabe quem pode fazer o Enem. Aproveite e confira mais artigos sobre o tema nas notícias do Ibmec!