Professores da Graduação são recepcionados com palestra de Simon Schwartzman

Para dar início ao semestre letivo, os professores da graduação, do Ibmec BH, participaram de uma palestra com Simon Schwartzman - cientista social, nascido em Belo Horizonte.


Durante sua fala, Simon destacou os desafios e revoluções da educação no Brasil e no mundo, ressaltando a evolução de um modelo tradicional de ensino em uma sociedade em rápida transformação. Schwartzman defende que houve uma grande expansão da educação superior em todo o mundo, devido ao crescimento das cidades, a ampliação do setor público e dos serviços, a industrialização e, mais recentemente, a crescente necessidade de pessoas mais qualificadas, que possam participar plenamente do que hoje se denomina “economia do conhecimento”. 

Porém ele destacou que o Brasil, com somente 18% da população entre 25 e 34 anos com educação superior, está muito atrasado no aspecto, se comparado com Colômbia (28%) e Chile (30%), por exemplo. Quando questionado sobre o que esperar do novo governo, Schwartzman enfatiza que é necessária uma discussão mais qualitativa e aprofundada sobre o tema e que é preciso repensar “o modelo antiquado de educação superior que cresceu de forma caótica por não considerar a necessidade e as implicações da diferenciação em uma era de educação superior de massas”.

Nada melhor do que iniciar mais um ciclo com reflexões necessárias e importantes como as destacadas pelo sociólogo.
 

Saiba mais sobre a Graduação Ibmec

Preencha o formulário ao lado para saber mais sobre os cursos do Ibmec e seja protagonista do seu destino.