Professor do Ibmec/MG é o único mineiro em laboratório nacional de empreendedorismo social

Um dos integrantes do projeto Communitor e professor do Ibmec/MG, Roberto Novaes, foi selecionado para participar de um importante encontro que envolve empreendedores de todo o Brasil. Roberto foi o único mineiro selecionado para o encontro presencial da Social Good Brasil, que ocorre durante os dias 09 e 12 de junho, em Florianópolis, e reúne 50 líderes de ideias de impacto social. 

O SGB Lab é um laboratório pioneiro no Brasil que, durante 4 meses, reúne inovadores de todo o Brasil para de encontros presenciais e trocas de aprendizados através de um ambiente virtual. Roberto Novaes participa do laboratório com o Communitor, projeto que torna mais eficiente a detecção dos focos de deposição dos ovos do Aedes aegypti.

De acordo com Roberto, a técnica é importante, porque quando não se sabe qual é a população do mosquito e onde exatamente ele está, fica mais difícil combate-lo de forma eficaz. Então, o projeto usa a técnica de Ovitrampas, que distribui armadilhas de modo georreferenciado, onde os mosquitos colocam ovos. As paletas de madeira colocadas sob um recipiente de água, que são as armadilhas, são recolhidas antes que o ciclo entre a deposição dos ovos e a fase adulta do mosquito se complete e é feita a contagem dos ovos. “Os dados são colocados num mapa de calor, onde é possível ter o nível de infestação em cada local. Assim a ação de combate é mais focada naquele lugar. Desta forma é possível saber se as ações de combate estão sendo eficazes, além de tudo”, conta Roberto Novaes.

Em três edições o Lab já apoiou 250 empreendedores e 120 iniciativas que usam as tecnologias e novas mídias por um mundo melhor.