POSITIVA MENTE

 

Autor: Ricardo de Faria Barros (ricardo@animodh.com.br)

Um dos aprendizados mais importantes é o do agir positivamente. Precisamos remodelar nosso aparelho mental para esse aprendizado. Aprender a ser bom, alegre, grato, otimista e esperançoso. Somos treinados, desde a infância, para focar nos problemas e ampliar o que nos falta e nos faz infelizes. Chamar atenção para um estado de sofrência e doloroso atrai estímulos, atenção, e ficamos viciados nisso. Aprendemos a curtir, comentar e compartilhar um estilo de vida enfastiado e negativo, no qual ninguém presta e a vida está sempre nos devendo algo. Sou estudioso da psicologia positiva, que não é uma psicologia de autoajuda. Pelo contrário, ela reconhece que há situações difíceis, limites, dolorosas. Só modula o filtro perceptivo para buscar outras perspectivas que ainda restam, apesar da dor, trauma ou situação desagradável que lhe acontece. Trabalha com as lentes de nosso pensamento e emoções, tornando-a melhores para captar o bom, belo e virtuoso que ainda existe no viver. Tomo a liberdade em enumerar treze lições que venho tentando praticar em meu viver e que me ajudam muito a cultivar uma maior felicidade e diminuir a infelicidade:

I Lição - Crie um diário de gratidão e vá anotando nele as coisas pelas quais é grato. Enumere todos os dias três coisas de que é grato. Esteja atento para quem abre caminhos para teu viver, para as coisas que possui e para as quais deve sentir e expressar gratidão.

II Lição - Tenha metas em elogiar as pessoas que cruzam teu caminho, em se doar e praticar gestos de bondade. Ainda mais, reconheça, reconheça, reconheça. Valorize, valorize, valorize. Tire o foco de você: doe-se ao outro, seja bom, pratique a generosidade e atos de gentileza.

III Lição - Aprenda a conviver, mudar e a se defender dos vampiros tóxicos-emocionais, soltos em todo lugar. São reclamões, resmungam sobre tudo, críticos demais, e muito pessimistas. Cuidado para não se tornar como eles, deixando-se influenciar. “Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação de sua mente.” Rom 12,2.

VI Lição - Valorize e celebre os pequenos prazeres, pequenas alegrias, pequenos momentos de felicidade e satisfação. Fique atento a eles, estão em toda parte. Treine o olhar para ver a graça de viver, e pare de ficar procurando razões para ser infeliz.

V Lição - Interesse-se genuinamente pelo outro, pela sua história. Ele tem qualidades, já deve ter superado tanta coisa, tem uma vida rica e que você não conhece ainda. Uma das maiores fontes de felicidade está na convivência humana, em relacionamentos edificantes.

VI Lição - Não desanime com o sofrimento. Ele faz parte do pacote do viver. Desvie rotas, altere cursos de ação, mude e transforme-se a si mesmo diante de uma dor. Seja um guerreiro na sua doença, no seu luto, na sua situação desagradável. Diga para si mesmo, “isto também passará”. Repita também esta outra frase: “amanhã será melhor”.

VII Lição - Leve-se para tomar sol, caminhe, contemple a natureza. Não fique amofinado em casa. Há vida lá fora esperando por você. O excesso de TV, Celular e Redes Sociais (WEB) tira sua conexão com outras coisas legais que estão acontecendo, na vida real. Se preciso for, reinicialize seu sistema operacional, sua vida. Têm pessoas que possuem este dom. Elas nos animam a voltar a viver, procure se cerca delas.

VIII Lição - Amplie suas redes de referência relacionais. Sejam reais, sejam virtuais. Os relacionamentos interpessoais são bálsamos e fontes de sentido e sendo de pertencimento. Só cuide com as toxinas emocionais que eventualmente possam circular em suas redes relacionais, aprenda a filtrá-las.

IX Lição - Esteja 100% consciente e presente na vida. Seja protagonista no palco de tua vida. O aqui e agora é tão rico de pequenas realizações, prazeres, acontecimentos legais, contudo pelo excesso de negativismo não conseguimos mais ver. Nossos olhos ficam opacos pela indiferença. Nosso foco é no trânsito pesado, e não na música linda que toca no rádio, ou nas árvores floridas com as quais cruzamos, ou aquele pôr do sol lindo.

X Lição - Todos os dias vacine-se contra as infecções do ser, oriundas dos vírus do medo, ansiedade, luto, ira, culpa, inveja e mágoa. Vacinas de afeto, perdão, aceitação, esperança, coragem, diálogo, fé na vida, nos homens e no que virá.

XI Lição - Medite todos os dias. Se for espiritual, ore. Na meditação integre-se à natureza, ao cosmos. Evite debulhar os problemas, os pedidos, o que te faz infeliz. Relaxe e contemple a vida plena ao seu redor. Curta estar vivo. Um pássaro que canta, uma brisa que chega. Uma pessoa boa que te fez e faz bem. Foque na paz.

XII Lição - Crie rituais positivos. Todos os dias vou dar bom dia. Todos os dias vou abraçar alguém. Todos os dias vou agradecer algo. Todos os dias vou fazer algo que goste, não precisa ser trabalhoso e caro. Enumere suas bênçãos e caminhe mais uma légua em busca do ser.

XIII Lição - Exercite sua alma, nos pensamentos e emoções positivos. “Não andem ansiosos por coisa alguma... Tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, habite vossos pensamentos.” Fil 4,8

 

Compartilho mais alguns ensinamentos que podem ser acessados nos endereços abaixo:

Vídeos:

As X Chaves para Felicidade 

Pessoas Inspiradoras 

Textos:

Psicologia Positiva

Áudios Psicologia Positiva

Mais de 600 textos de edificação pessoal aqui