Marco Branquinho debate estratégias de carreira em palestra no Ibmec/MG

Marco Branquinho debate estratégias de carreira em palestra no Ibmec/MG

O que vai definir sua carreira? Foi com esta pergunta reflexiva e instigante que Marco Branquinho Júnior, Diretor Presidente da Cedro Têxtil, iniciou a palestra para os novos alunos e veteranos da Pós-Graduação. O evento aconteceu no último dia 05 de abril, na sede do Ibmec Minas Gerais.

Durante uma conversa descontraída e motivacional, Marco destacou a importância de se estabelecer um plano de carreira, definindo, de forma realista, onde os profissionais e executivos desejam estar profissionalmente e quais são os objetivos de futuro. Ressaltou também que não somente os conhecimentos técnicos constroem um currículo, uma vez que as convivências e experiências de vida contribuem para a formação e o desenvolvimento de habilidades e competências exigidas pelo mercado.

Além disso, ele contou um pouco sobre a sua trajetória profissional, como conquistou o cargo de Diretor Presidente da Cedro Têxtil e como administrou a grave crise econômica que a empresa enfrentou por três anos seguidos, com diminuição drástica no faturamento e muitos prejuízos financeiros. “Nos comprometemos com cinco atitudes principais: tomamos decisão de capitão, comunicamos o senso de urgência, suspendemos os investimentos, reduzimos os custos e despesas operacionais e enfrentamos um problema da cada vez”, destacou. E agora, com 145 anos, a Cedro virou o jogo e voltou a crescer.

Mas Branquinho foi além e estimulou uma reflexão sobre o papel da liderança no cenário atual das organizações, diante de um mercado flexível e em constante transformação. Destacando, ainda, que o verdadeiro líder precisa gerar oportunidades e mobilizar equipes para o alcance do objetivo organizacional. “Os líderes fazem acontecer coisas que não são naturais, desafiam a gravidade e estão sempre disponíveis”, completou o Diretor Presidente da Cedro Têxtil.