A importância do autoconhecimento para a construção e gestão da carreira

No Ibmec Carreiras, reforçamos sempre a relevância do autoconhecimento para a gestão da carreira. Quanto mais a pessoa conhece sobre si mesma, seus valores, suas forças, pontos de melhoria e sonhos, mais apta ela estará a fazer escolhas mais conscientes e, consequentemente, compatíveis com quem ela é, considerando suas preferências, estilo de vida e características em geral.

Quando o profissional não se conhece bem, corre o risco de fazer escolhas pouco alinhadas ao que faz sentido para ele. Ocasionando quase sempre, insatisfação e angústia. Ao desenvolver o autoconhecimento e ampliar a sua consciência, tem grandes chances de ser mais feliz em sua carreira e na vida como um todo.

Ao ter clareza sobre a sua personalidade, sobre o que lhe motiva e desafia, o profissional poderá gerir sua carreira de forma mais assertiva. Ao traçar planos e metas, perceberá sentido em tudo o que fizer e, assim, poderá se sentir mais engajado na busca pela realização dos seus sonhos e anseios em geral.

Uma boa dica para perceber se seus planos e metas condizem com quem você é, ou com o que almeja para a sua vida, é procurar o alinhamento entre seus objetivos e seus valores. No programa de Desenvolvimento de Carreira da Pós-Graduação, trabalhamos bastante este aspecto. Após identificar valores, forças, pontos de melhoria e missão, propomos o estabelecimento de metas que estejam bem alinhadas a quem se é!    

Cynara Bastos
Supervisora de Carreiras Ibmec