A importância das metacompetências para se tornar o profissional dos sonhos

A pesquisa Carreira dos Sonhos, realizada pela DMRH em parceria com a Nextview People, mostrou que “as diferenças geracionais estão cada vez menores, no que tange aos anseios dos profissionais, pois todos querem um trabalho que: gostem de fazer; tenha significado; gere um impacto positivo; não lhes ocupe todo o tempo e lhes permita o desenvolvimento”. O que muda de acordo com a pesquisa é a prioridade que cada um dá para esses desejos.

Pensando nisso, a Supervisora do Ibmec Carreiras em Belo Horizonte, Cynara Bastos, levantou algumas competências que o mundo exige do profissional de hoje e que são primordiais para a conquista da “oportunidade dos sonhos”, de acordo com os anseios de cada um.

  • Visão: capacidade de enxergar aquilo que não está explícito, entender e analisar os diferentes cenários, buscando alternativas que fazem sentido nesse ambiente tão complexo.
  • Clareza: boa capacidade de comunicação, verbal e escrita, capacidade de gerar conversas produtivas e eficientes, além de um adequado entendimento do contexto no qual está inserido. 
  • Criatividade e Inovação: gerar e desenvolver novas ideias, obtendo a solução para os problemas ou mesmo criando alternativas para gerar diferenciais competitivos para o negócio. 
  • Otimismo: ser portador de boas notícias, pensar em soluções, sem se deixar abater pelos problemas. Não adotar uma postura de lamentação. 
  • Inteligência Emocional: estar em contato com suas emoções. Compreendê-las e saber administrá-las. Ser dono de suas emoções e não ser sequestrado por elas.
  • Facilidade de aprendizado: o mundo em mudanças constantes, com informações de diversas partes do globo se interagindo a todo momento, exige que tenhamos a capacidade de aprender rapidamente.
  • Foco em pessoas e processos: valorização do diálogo e dos bons relacionamentos, lembrando que quando uma tarefa parece difícil, frustrante ou ineficiente, a resposta pode estar no desenho do processo e nos relacionamentos.  
  • Colaboração/Conexão: ser capaz de estabelecer conexões entre pessoas, coisas e organizações. Agir de forma colaborativa, estabelecendo uma atmosfera de colaboração.
  • Fluência digital: ser capaz de interagir de forma eficaz com os diversos recursos tecnológicos disponíveis.

A supervisora do Ibmec Carreiras ainda faz um alerta importante: “Lembre-se que atingir a carreira dos sonhos requer que você seja um profissional dos sonhos. Seja num empreendimento pessoal ou no seio de uma organização”. Para ajudar a desenvolver todas estas metacompetências, o Ibmec Online oferece cursos que permitem o seu desenvolvimento pessoal e profissional, aliando qualidade acadêmica e flexibilidade nos estudos. Conheça os cursos em www.ibmeconline.com.br