Ibmec/MG tem trabalhos selecionados para Congresso Nacional de Engenharia

O ensino da Engenharia no Brasil será foco de um dos principais eventos da área em âmbito nacional. O XLIV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE), ocorrerá entre os dias 27 de 30 de setembro, em Natal (RN), e terá a participação do Ibmec/MG. A instituição conquistou o importante feito de ter dois trabalhos selecionados para apresentação no evento, que tem como objetivo discutir a formação e o exercício profissional em Engenharia no país. Realizado pela Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE) desde 1973, o COBENGE reúne órgãos oficiais e instituições de ensino ligadas à Engenharia, além de empresas e profissionais interessados na melhoria e no desenvolvimento do setor no país. 

Um dos trabalhos selecionados para o COBENGE é um estudo sobre “Tomada inteligente para controle de consumo no modo standby”.  Participaram da elaboração do mesmo os alunos de Engenharia de Produção do Ibmec/MG Anna Izabella Mendes Paiva, Fabia Cristina Souza Santiago, Larissa Manacés Souto, Miguel Americano de Faria Neto, Tatiana Azevedo dos Santos. Os estudantes foram orientados pelos professores Sergio Luiz Araujo Vieira e Pablo Roberto J. da S. Moreira. 

O outro projeto que será apresentado no Congresso em Natal será sobre o Desenvolvimento de Sistemas Híbridos de Iluminação (foto). O estudo, que já foi vencedor da categoria popular do 13º Prêmio Alcoa de Inovação em Alumínio, em São Paulo, é resultado do trabalho elaborado por Anna Paula Coelho Belém, aluna de Engenharia de Produção do Ibmec/MG, e pelos alunos de Engenharia Civil da instituição, Lucas Freitas Viana e Nayara Gonçalves Dantas. Para a elaboração deste projeto, os alunos contaram com a ajuda dos professores Carlos Alberto Silva de Miranda, Pablo Roberto Julião da Silva Moreira, Sergio Luiz Araujo Vieira e Wilson Reis Junior, que também é Coordenador Adjunto dos cursos de Engenharia do Ibmec/MG.