Ibmec/MG lança Laboratório de Mercado de Trabalho em evento para jornalistas

No último dia 28 de julho, jornalistas da região de Minas Gerais foram convidados a participar de um momento para conhecer o Laboratório de Mercado de Trabalho do Ibmec/MG. O núcleo, que integra o Centro de Empreendedorismo e Internacionalização (CEI) da unidade, tem como prática analisar dados de empregabilidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte. As estatísticas são liberadas mensalmente pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério do Trabalho.

A partir dos dados publicados pelo órgão, o grupo mensura a quantidade de pessoas contratadas e desligadas de empregos formais, de forma mensal. Após estabelecer a estatística, o núcleo também aprofunda os estudos, construindo perfis de contratação com base em aspectos como grau de escolaridade, sexo, faixa salarial e setores da economia.

O encontro contou com a participação do professor Jonathan de Souza Matias, responsável pelo estudo, sob apoio da coordenação-geral do professor Márcio Salvato, coordenador do curso de Economia do Ibmec/MG. No momento, foram apresentados dados relativos ao último mês de abril. 

De posse do estudo, foi abordado, ainda, o cenário atual do mercado de trabalho no país. Na ocasião, jornalistas presentes puderam acompanhar, juntos ao professor Márcio Salvato, dicas e orientações sobre como efetuar uma leitura eficaz de dados liberados por órgãos oficiais, auxiliando o trabalho de apuração e o tratamento de informações realizado por esses profissionais.

Confira o estudo apresentado no encontro: clique aqui