Ibmec DF promove debate sobre Gestão de Crises e Governança Corporativa

O Ibmec DF realizou na noite de 26 de fevereiro um debate sobre Gestão de Crises e Governança Corporativa.

A mediação foi conduzida pela comentarista de política e economia da GloboNews, Natuza Nery. Os debatedores foram Flávia Witkowski Frangetto, Doutora em Direitos Difusos e Coletivos pela PUC-SP; Gustavo Aouar Cerqueira, consultor legislativo do Senado Federal na área de Meio Ambiente; e Maurício Guetta, Mestre e pesquisador em Direito Ambiental e advogado do Instituto Socioambiental (ISA). Alunos, ex-alunos e público em geral presenciaram um momento muito rico de complementação acadêmica, com esclarecimentos relevantes de diversas visões.

O evento teve como pano de fundo a tragédia ocorrida em Brumadinho (MG). Nesse sentido, os debatedores discorreram sobre as múltiplas causas que deram origem ao desastre, bem como abordaram como se dará a responsabilização da empresa envolvida e as deficiências existentes na atual legislação. Foi também objeto de discussão a influência que empresas multinacionais exercem na economia e na política do país.

Incitados pela mediadora Natuza Nery, os debatedores apontaram algumas medidas que poderiam ser adotadas para evitar novos casos como o de Brumadinho. Maurício Guetta enfatizou a necessidade da existência de um sistema regulatório simplificado e mais equilibrado, que não prejudique sua eficiência, e que ocorra “efetividade na aplicação da lei”. Gustavo Cerqueira, por sua vez, salientou que uma medida fundamental a ser tomada é a eliminação de tecnologias e metodologias que oferecem riscos comprovados. Flávia Frangetto se manifestou pela melhora do monitoramento ambiental, através da criação de um processo informatizado, com fluxo integrado e contínuo, alimentado com dados de projetos e atividades em curso no país. Por fim, os debatedores responderam perguntas do público presente na unidade.

 

Confira algumas fotos do evento: