Entenda Para Que Serve o Enem e Como Utilizá-lo

Se você está na reta final do ensino médio ou procurando alternativas para entrar em uma faculdade, é importante que você entenda para que serve o Enem, pois, o exame pode te ajudar nesse momento.

 

Neste artigo, você vai entender melhor sobre o exame e como ele pode ser usado para que você comece sua jornada em busca de mais conhecimento e independência. Confira!

 

Afinal, para que serve o Enem?

O Enem acontece uma vez ao ano, e são milhões de estudantes inscritos para fazer o teste. Ele pode ser feito por quem ainda não terminou o ensino médio ou quem já concluiu essa etapa.

Porém, diferente de outras provas parecidas, como os próprios vestibulares, o Enem é útil não somente para entrar em uma universidade, mas também para treinar e conseguir algumas condições especiais para os estudos.

 

Quer saber para que serve o Enem? Então, veja alguns detalhes abaixo e entenda o porquê de você estudar para a prova!

 

Revisão dos conteúdos do ensino médio 

Ainda que você não queira entrar em uma faculdade com a nota do Enem, você pode aproveitar a prova e seus momentos de estudo para relembrar alguns conteúdos importantes que serão cobrados nos vestibulares. Ou seja, fazer o exame é um ótimo treino para as futuras provas de ingresso em universidades. Perdeu o ritmo dos exames após a escola? O Enem ajudará você a recuperar isso.

 

Entrar em uma faculdade

 

Mesmo que o Enem também sirva para outros fatores, como a revisão dos conteúdos, é fato que a oportunidade de ingressar direto em algumas universidades com o uso da nota do exame  é um dos principais fatores que levam tantos estudantes a fazerem a prova.

 

Tendo um bom desempenho, você consegue começar seus estudos em instituições de ensino para cursar a carreira que desejar. Tudo sem vestibular ou qualquer outro tipo de teste.

 

Estudar fora

Em um acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), algumas universidades de Portugal estão aceitando o bom desempenho dos estudantes brasileiros no Enem como forma de acesso à educação superior do país. É uma chance e tanta de vivenciar novas experiências e ainda agregar mais conhecimentos culturais.

 

Agora que você já sabe para que serve o enem, pode planejar e aproveitar os benefícios da maneira que for mais adequada para você! Entenda mais sobre o exame com as notícias do Ibmec!