Como Aplicar o Autoconhecimento a Diversas Áreas da Sua Vida

O autoconhecimento é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de qualquer pessoa. Ele ajuda a detectar padrões de pensamento, comportamento e hábitos individuais. Consequentemente, permite entender melhor as nossas metas e desejos pessoais, identificar quais são os padrões positivos e os negativos, eliminar aqueles que nos prejudicam e potencializar os que nos aproximam dos nossos objetivos.

 

O processo de se autoconhecer deve começar de maneira introspectiva e refletir nas ações externas. Mas para isso, é preciso saber como desenvolvê-lo, conhecer algumas ferramentas disponíveis e, então, colocá-lo em prática.

 

Autoconhecimento Pessoal

 

O autoconhecimento pessoal é responsável por te ajudar a compreender todas as suas vontades. Conhecer melhor a você mesmo dá a chance de criar objetivos baseados naquilo que você verdadeiramente quer, deixando de lado o que te afasta da suas metas.

 

Quando o processo de autoconhecimento faz parte do seu cotidiano, os erros sobre a vida e todas as suas escolhas ficam menos frequentes, pois você terá mais certeza das suas decisões.

 

Para ajudar, existem alguns exercícios que você pode fazer no seu dia a dia para desenvolver o autoconhecimento pessoal. Aqui separamos dois que você pode colocar em prática imediatamente.

 

1. Pergunte “por quê”

 

Quando tiver que decidir alguma coisa, ao chegar a uma conclusão, pergunte-se primeiro por que escolheu aquela alternativa. Conseguiu dar uma boa justificativa? Se sim, pergunte-se novamente o por quê daquela escolha. Repita esse processo mais uma vez.

 

Ao ter pelo menos três bons argumentos para sustentar uma decisão, você estará agindo de forma mais racional, com mais certeza do que quer e estará menos exposto às falhas.

 

2. Aprenda a dizer não

 

Saber dizer não para si mesmo e para outras pessoas é um exercício fundamental para quem quer evoluir. Principalmente quando você age contra a sua vontade apenas para atender às expectativas externas.

 

Comece dizendo não para os desejos instantâneos que vão te dar um prazer apenas momentâneo. Diga não àquela barra de chocolate, ao jantar no fastfood, à compra daquela roupa que você não precisa. Anote todas as vezes que conseguiu fazer isso e perceba como aquelas necessidades imediatas não eram desejos essenciais.

 

Dizer não a esses pequenos impulsos te ajudará a praticar para quando estiver diante de tentações mais difíceis. Essa é uma maneira de conseguir negar pedidos externos e internos que muitas vezes te afastam de suas metas importantes.

 

Autoconhecimento Profissional

 

Você já deve ter ouvido a famosa pergunta sobre “como você se vê daqui dez anos”. E também já deve ter tido dificuldade para respondê-la. Pois é, isso significa que você precisa conhecer melhor o que planeja para a sua vida profissional.

 

Foco, paciência e, principalmente, vontade de evoluir são algumas das características que regem o autoconhecimento profissional. A dica para alcançá-lo é investir em cursos de extensão ou pós-graduações que desenvolvam esses pontos e que ampliem seus horizontes para novas e diferentes possibilidades.

 

Que tal aprender mais, por exemplo, sobre comunicação e oratória? Ou, então, fazer um curso de liderança e inteligência emocional? Além de tocarem em aspectos relacionados ao autoconhecimento, eles também te ajudarão a sair da sua zona de conforto e podem impulsionar o sucesso da sua vida profissional.

 

Gostou de entender mais sobre como o autoconhecimento pode influenciar em diferentes esferas de sua vida? Confira mais artigos sobre o tema nas notícias do Ibmec!