Carlos Degas Filgueiras é eleito um dos 34 melhores executivos do país

O presidente da DeVry Brasil, Carlos Degas Filgueiras, foi escolhido pela revista FORBES Brasil como um dos 34 melhores executivos do país. Ao lado de nomes de destaque no mercado, Degas representa o setor educacional brasileiro e foi um dos escolhidos pela publicação devido ao seu processo de trabalho calcado em indicadores, uma característica pouco explorada no país.

Confira abaixo o teor da matéria publicada pela FORBES Brasil:

Em 2004, Carlos Filgueiras fazia pós-graduação em Stanford, nos Estados Unidos, quando foi chamado por um de seus sócios para ajudar a reerguer a Fanor, faculdade em Fortaleza então com 2 mil alunos. Cinco anos depois, já com 11.200 estudantes e uma outra unidade em Salvador, seu grupo foi comprado pela americana DeVry Education. "Fui convertido de empreendedor a executivo", diz.

Hoje, ele chefia a maior operação da rede fora dos EUA. São 120 mil alunos em 16 instituições distribuídas por 23 campi em 14 cidades. Nesses sete anos, metade da expansão veio de maneira orgânica, e metade por meio de aquisições. No ano passado, o grupo fez duas grandes: a rede Damásio, em janeiro, e o Ibmec, em dezembro. A meta é estar sempre entre as três melhores instituições onde opera. Para isso, Filgueiras trouxe da matriz um processo com indicadores, algo "fraco" por aqui, que busca manter a qualidade do ensino.

"Queremos trazer a globalização para a sala de aula. O ensino, em geral, é muito tradicional, esse é o problema", afirma o paulistano que chegou a lecionar por três anos. Em 2016, o grupo pretende abrir uma inédita unidade do Ibmec em São Paulo, no segundo semestre.