Aprenda a Calcular a Nota do Enem

A nota do Enem pode ser a porta de entrada para o ingresso em uma faculdade e o início de sua trajetória profissional. Por isso, neste artigo, explicaremos como a nota deve ser calculada para que você tenha visibilidade de seu desempenho.

 

Como calcular a média da nota do Enem?

 

A nota do Enem é algo que pode parecer um pouco difícil de entender, principalmente porque o Exame conta com um sistema de avaliação específico.

Ele possui a chamada “Teoria de Resposta ao Item”, que faz com que qualquer questão possa ter valores diferentes, sendo praticamente impossível prever o desempenho na prova  somente com o número de acertos.

Sendo assim, quando você verificar seu resultado no Exame, provavelmente não vai conseguir saber ainda se aquela nota te ajudará a entrar na faculdade que deseja.

É comum que todos os locais que usam a nota do Enem como fator de aprovação, de forma direta ou não, trabalhem com a média para determinar as melhores pontuações.

 

Com relação à essa média, existem dois tipos: a simples e a complexa. Veja abaixo como calculá-las.

 

Média simples

 

A média simples é a mais fácil de calcular e também a mais usada. Prouni e Sisu, por exemplo, trabalham com esse tipo de média.

Some todas as notas oferecidas por quesito da prova e divida pelo número de quesitos, que são cinco. Então, você terá a sua média simples e vai conseguir verificar se as notas são suficientes para entrar nos sistemas.

 

Média complexa

 

A média complexa depende muito da instituição de ensino escolhida, portanto, você precisa verificar o edital e analisar com atenção os  pesos de cada quesito do Enem.

Isso acontece porque algumas instituições dão mais importância para uma ou outra nota em certos tipos de curso, o que determinará os pesos maiores ou menores para alguns aspectos.

Para calcular a média complexa, você precisa multiplicar todas as suas notas pelos pesos correspondentes no edital. Por exemplo: na redação você tirou 850 pontos e o peso dela, para aquela instituição, é dois. Você, então, somará 900 pontos.

 

Após fazer isso com todas as notas, some-as e divida o resultado pela soma dos pesos aplicados. A nota final será a sua média para o curso específico do edital que foi consultado.

Vale lembrar que os pesos não serão sempre iguais, como mencionado, então não será possível passar essa nota como média simples para os sistemas de ingresso ou para outras instituições.

 

Para mais respostas e notícias sobre o Enem, confira os artigos do Ibmec e boa sorte!

Saiba mais sobre a Graduação Ibmec

Preencha o formulário ao lado para saber mais sobre os cursos do Ibmec e seja protagonista do seu destino.