Academic Award: premiação leva melhores alunos para a Califórnia

Academic Award: premiação leva melhores alunos para a Califórnia

Ir além do óbvio; sair da zona de conforto. Essas frases ou conselhos podem soar um tanto simplistas quando ficam apenas no patamar das palavras. Até conseguirmos aplicar, fica tudo um tanto utópico, não é verdade? Para Marcos Elias Nogueira, aluno do Ibmec/MG e um dos winners do Academic Award 2017, aproveitar as oportunidades das quais a Faculdade dispõe é uma forma de transpor o comum e, assim, fazer a diferença. 

Esse foi apenas um dos olhares que o estudante obteve após a experiência de passar dez dias na Califórnia. A viagem foi fruto da premiação Academic Award, a qual leva os melhores estudantes de graduação do Ibmec, com tudo pago, para os Estados Unidos, possibilitando a visita a empresas do Vale do Silício, região de destaque global quando o assunto é inovação e tecnologia, além de participação em palestras e na competição de empreendedorismo. 

Ao todo, foram quatro estudantes das unidades Ibmec Minas Gerais e Rio de Janeiro contemplados no Academic Award 2017. Entre os dias 22 de julho e 1º de agosto, esses alunos puderam conhecer empresas como Google e Intel, além de locais como a Stanford University, instituição referência no ensino superior, e o Golden Gate Bridge, ponte popularmente conhecida como cartão postal da cidade de São Francisco. 

Após visitas e palestras, os estudantes também participaram da tradicional competição de empreendedorismo, na qual o grupo divide-se em equipes e desenvolve ideias de negócios. Para tanto, os alunos contam com o apoio de professores-mentores, os quais orientam na construção dos chamados Business Plan (BP). O desafio inspira e fomenta a atividade empreendedora nos participantes, abrindo e ampliando a visão para soluções inovadoras e impactando diretamente na formação de protagonistas.

Para o winner Marcos Elias, poder vivenciar as experiências do Academic Award foi um marco na trajetória acadêmica, pessoal e profissional: "O que o programa me permitiu, mais do que conhecer pessoas e lugares, que agora fazem parte da minha vida, da minha jornada, da minha história, foi ver que de fato estou sendo preparado para ser protagonista, assim como todos os alunos da rede com quem tive contato, fazendo com que valha a pena cada noite de estudo, cada centavo de mensalidade, cada gota de energia empregada. Nada foi e nem será em vão e isso ficou muito claro para mim ao ver um professor com um currículo fantástico aplaudir o meu projeto, que, pelo menos pessoalmente, não acreditava que estivesse tão bom.".

De acordo com o estudante, é fácil afirmar que a viagem "foi muito boa", quando, na verdade, foi muito além disso. Para além do impacto em soluções e pensamentos inovadores, a premiação proporcionou, ainda, um tipo de experiência que é potencialmente transformadora: a oportunidade de conhecer culturas e realidades diferentes e de saber que se pode ir sempre mais longe. "Que outros também tenham esperança de serem agentes de mudança, de ir para os Estados Unidos mesmo sendo de família humilde, de fazer a diferença mesmo sendo uma pessoa comum.(...) O Ibmec te deu as ferramentas, construa seu futuro.", afirma o aluno Marcos Elias Nogueira. 

Da mesma forma que Elias, estudante de Ciências Econômicas do Ibmec/MG, percebeu que era possível ser um dos winners, você também pode se inscrever e participar do Programa. Acredite, prepare seu caminho e conte com o apoio de nossas unidades para chegar lá - além da premiação, o Ibmec também oferece oportunidades de bolsas de intercâmbio e demais benefícios voltados para experiências internacionais: confira.