7 Dicas para o futuro profissional millenial

Uma nova geração está chegando ao mercado de trabalho. Os Millenials, jovens que hoje estão com 18 a 34 anos, enxergam o mercado de trabalho de uma forma muito diferente dos seus pais. Para eles, a felicidade não está no emprego seguro para toda a vida, e, sim, na utilização dos seus talentos em forma conjunta com os seus colegas de trabalho, sem se sentir presos a uma empresa. A geração millenial foi criada para liderar seus próprios negócios, ideias e ideais. Embora tenham a capacidade de serem multitaskers, para uma geração que deseja “tudo ao mesmo tempo e agora”, pode ser difícil estruturar um plano de carreira sólido.

A Gerente Nacional de Carreiras do Ibmec, Fernanda Schroder, ressalta que o perfil dos Millenials é extremamente atrativo ao mercado de trabalho. “O perfil do profissional desejado pelo mercado é uma pessoa criativa, motivada, proativa e capaz de criar estratégias para vencer desafios e transformar as infelicidades em oportunidades”, diz ela. Sendo assim, para que o jovem profissional possa tirar o maior proveito possível desse mercado tão atrativo, algumas dicas de gestão de carreira da Fernanda Schroder podem ser valiosas para esses futuros protagonistas do mercado.

1) AUTOCONHECIMENTO

Para fazer a gestão da carreira, o profissional precisa se conhecer, fazendo uma análise pessoal intensa, aberta e sincera sobre si mesmo, a fim de saber quais são suas forças e fraquezas, e quais são as ameaças e oportunidades existentes em seu mercado de atuação. Mediante o resultado dessa reflexão, deve-se procurar saber quais fraquezas deve aprimorar e que forças aperfeiçoar para poder atingir os objetivos almejados.

 

2) METAS E SONHOS REALISTAS

Ao definir os objetivos estratégicos, o profissional deve ser realista, não estabelecendo metas que não conseguirá cumprir no tempo determinado, porque o não atingimento poderá lhe ocasionar frustração. O profissional tem que sonhar, mas só sonhar não basta. Ele precisa executar seu planejamento para que o sonho vire realidade. 

 

3) INFORMAÇÃO DO MERCADO

O profissional deve sempre estudar as tendências de mercado, sempre ler e perceber o direcionamento que a área está dando para sua atividade profissional. Novos mercados, novas tendências e novas tecnologias podem aparecer e transformar completamente o rumo de uma atividade, determinando inclusive que o profissional se atualize rapidamente.

 

4) ATUALIZAÇÃO

Algumas áreas exigem atualizações quase diárias. O profissional deve ter uma visão generalista da sua atuação, mas também procurar se aprimorar em áreas mais específicas por meio de cursos, identificando aquela com a qual tem mais interesse, afinidade e oportunidade. Um profissional desatualizado não é interessante para nenhuma empresa.

 

5) FOCO

Quando se tem um objetivo bem definido e coloca toda a sua energia focada nele, o resultado dessa dedicação acaba sendo satisfatório. Se o profissional investe em vários objetivos de carreiras divergentes ao mesmo tempo, seus esforços acabarão se dispersando e, no final, não verá suas metas e objetivos progredirem.

 

6) GERENCIAMENTO

O profissional deverá ficar atento com tudo que pode contribuir para o alcance dos seus objetivos, bem como analisar a sua trajetória profissional sempre com um olhar crítico. O profissional deve sempre revisar suas metas, buscando assim identificar os motivos de não ter conseguido conquistá-las, ou, se conquistou, deverá certificar-se de que as próximas metas serão possíveis de se realizar. Uma boa gestão da carreira contribui para que o profissional busque suas aspirações de forma mais assertiva e evita consequências e investimentos de tempo, energia e dinheiro prejudiciais ao atingimento dos seus objetivos de carreira.

 

7) CURSOS

Foi pensando nesse perfil de profissional millenial e protagonista do mundo que o Ibmec lançou os seus MBAS. Com 40 anos de tradição, o Ibmec é reconhecido como uma das principais Escolas de Negócios do Brasil e tem uma cultura voltada para a prática, e com instalações de vanguarda. Os cursos do Ibmec promovem a integração, o networking e o protagonismo e agora estão disponíveis em Fortaleza, Recife e Salvador. Eles serão ministrados por professores do Ibmec oriundos do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Belo Horizonte, nos campi das faculdades DeVry|Fanor; DeVry|FBV e DeVry|Ruy Barbosa, que fazem parte do mesmo grupo DeVry Educacional do Brasil. Os alunos também contarão com espaços exclusivos do Ibmec dentro das faculdades e direito a estacionamento com vagas reservadas e gratuitas.

Saiba mais sobre formação protagonista em: posgraduacao.ibmec.br/.