5 Dicas Para Você Escolher a Graduação Ideal e Ter Uma Carreira de Sucesso

Concluir o ensino médio acompanha um dos maiores desafios da vida de um jovem adulto: escolher a graduação. Em meio a tantas opções que só crescem ao longo dos anos, é difícil pensar de maneira certeira na profissão a seguir.

 

Entretanto, existem alguns detalhes que merecem atenção e podem ajudar muito a decidir em qual curso investir seu tempo e esforço. Selecionamos alguns deles para que você possa começar a pensar nisso. Confira!

 

1. Escolha uma área de atuação

 

Há certo tempo, as escolas tinham o hábito de dividir o ensino médio em três grandes categorias: exatas, humanas e biológicas. Isso, em tese, já ditava o caminho que o aluno seguiria dali para frente. Porém, isso terminou e hoje cabe ao estudante, mesmo em meio a milhares de conhecimentos que ele pode ou não utilizar, escolher sua área.

 

É comum que as matérias da escola já tragam essa afeição e mostrem qual é o escopo de estudo que mais agrada. Vale a pena, mesmo assim, conhecer tudo o que for possível antes de decidir, até porque existem carreiras que mesclam certos pontos de cada uma.

 

2. Faça exercícios de autoconhecimento

 

Quantas vezes você parou para fazer alguma tentativa de autoconhecimento para a construção de sua carreira? Sente-se e reflita sobre quais são as suas principais habilidades, mesmo que fora da área pretendida para estudar. Você faz cálculos bem? É analítico? Se interessa pela vida animal ou prefere os sistemas de computador?

 

Entender isso, sem dúvida nenhuma, é essencial para decidir a graduação que mais combina com você.

 

3. Analise as possibilidades de cursos de graduação 

 

Após a jornada de autoconhecimento, é hora de partir para uma análise mais específica. Conheça os cursos disponíveis no mercado e veja qual deles têm disciplinas e matérias que mais te encantam. Apesar da preocupação com o futuro, o principal conceito da vida para escolher uma profissão é amá-la!

 

O Ibmec, por exemplo, tem diversos cursos à sua disposição. Que tal começar conferindo nosso site? É uma boa maneira de entender como funciona uma graduação e iniciar seu processo de decisão.

 

4. Consuma conteúdo a respeito de sua escolha 

 

Ainda que você acredite que tenha encontrado aquele curso que vai mudar a sua vida, nem sempre ele é exatamente o que você imagina. Vale muito a pena conversar com profissionais da área pretendida, ler a respeito do curso e ouvir variadas opiniões sobre o que realmente será a experiência da graduação.

 

5. Escolha a instituição de ensino 

 

Além de escolher seu curso, é necessário escolher a instituição de ensino para realmente apostar certo. Leia sobre a instituição e conheça seus principais atrativos e diferenciais. Busque, por exemplo, por certificações internacionais e oportunidades de intercâmbio que podem enriquecer muito o seu currículo no futuro!

 

Gostou das dicas? Confira mais nas notícias do Ibmec! Quer saber mais sobre nossas oportunidades de graduação? Entre em contato conosco pelo telefone: 4020-5610.