5 dicas para você escolher a graduação e ter uma carreira de sucesso

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Descubra o melhor caminho para garantir o sucesso na sua carreira.

Nos dias de hoje, a conquista do sucesso profissional está entre os principais desejos de quase todos os jovens — muitas vezes, construir uma carreira sólida e alcançar o êxito no mundo corporativo se torna o maior objetivo da vida de muita gente! Mas o que poucas pessoas sabem é que a conquista de uma carreira de sucesso começa muito antes do emprego dos sonhos: o caminho para os seus objetivos começa a ser traçado na escolha do curso de graduação ideal. Para conseguir destaque em sua vida profissional, é indispensável pensar nos rumos que você deseja seguir e trabalhar em seu desenvolvimento de carreira.

Entretanto, existem alguns detalhes que merecem atenção e podem ajudar muito a decidir em qual curso superior investir seu tempo e esforço. Selecionamos alguns deles para que você possa começar a pensar nisso. Confira!

1. Escolha uma área de atuação

Há certo tempo, as escolas tinham o hábito de dividir o ensino médio em três grandes categorias: exatas, humanas e biológicas. Isso, em tese, já ditava o caminho que o aluno seguiria dali para frente. Porém, isso terminou e hoje cabe ao estudante, mesmo em meio a milhares de conhecimentos que ele pode ou não utilizar, escolher sua área.

É comum que as matérias da escola já tragam essa afeição e mostrem qual é o escopo de estudo que mais agrada. Vale a pena, mesmo assim, conhecer tudo o que for possível antes de decidir, até porque existem carreiras que mesclam certos pontos de cada uma.

2. Faça exercícios de autoconhecimento

Quantas vezes você parou para fazer alguma tentativa de autoconhecimento para a construção de sua carreira? Sente-se e reflita sobre quais são as suas principais habilidades, mesmo que fora da área pretendida para estudar. Você faz cálculos bem? É analítico? Se interessa pela vida animal ou prefere os sistemas de computador?

Entender isso, sem dúvida nenhuma, é essencial para decidir a graduação que mais combina com você.

3. Analise as possibilidades de cursos de graduação 

Após a jornada de autoconhecimento, é hora de partir para uma análise mais específica. Conheça os cursos disponíveis no mercado e veja qual deles têm disciplinas e matérias que mais te encantam. Apesar da preocupação com o futuro, o principal conceito da vida para escolher uma profissão é amá-la!

Além disso, conhecer os diferentes níveis de graduação como tecnólogo, bacharelado e licenciatura é essencial. Cada um é indicado para um perfil profissional e para objetivos de carreira diferentes.

O Ibmec, por exemplo, tem diversos cursos à sua disposição. Que tal começar conferindo nosso site? É uma boa maneira de entender como funciona uma graduação e iniciar seu processo de decisão.

4. Consuma conteúdo a respeito de sua escolha 

Ainda que você acredite que tenha encontrado aquele curso que vai mudar a sua vida, nem sempre ele é exatamente o que você imagina. Vale muito a pena conversar com profissionais da área pretendida, entender como é o seu trabalho e as expectativas de carreira, ler a respeito do curso, pesquisar sobre as diversas formas de atuação e ouvir variadas opiniões sobre o que realmente será a experiência da graduação e a vida de universitário.

5. Escolha a instituição de ensino 

Além de escolher seu curso, é necessário escolher a instituição de ensino para realmente apostar certo. Leia sobre a instituição e conheça seus principais atrativos e diferenciais. Busque, por exemplo, por certificações internacionais e oportunidades de intercâmbio que podem enriquecer muito o seu currículo no futuro.

Gostou das dicas? Confira mais nas notícias do Ibmec! Quer saber mais sobre nossas oportunidades de graduação? Entre em contato conosco.

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios