5 dicas para fazer seu plano de carreira em 2016

Com o início do novo ano, o desejo pelo desenvolvimento de projetos e pelo atingimento de novas metas na carreira se renova. Entretanto, quando pensamos no mercado de trabalho, esbarramos com a crise que retraiu a economia e diminuiu as oportunidades de emprego no país.

Diante desse cenário, a aposta dos especialistas é que o profissional competitivo – que está galgando novas oportunidades e crescimento no mercado – invista em si mesmo, buscando o aprimoramento das habilidades e ferramentas, para que seu currículo esteja alinhado às necessidades das organizações e à frente de possíveis concorrentes em processos seletivos.

Além disso, organização e desenvolvimento de um plano de carreiras, que apresente metas consistentes para a trajetória profissional, são itens essenciais para alguém tirar os sonhos do papel e se destacar no mercado. 

Em artigo publicado no portal Investimento e Notícias, Fernanda Schroder, coordenadora do Ibmec Carreiras/MG, apresenta cinco dicas valiosas para o profissional desenvolver seu próprio plano de carreiras para esse ano que se inicia.

A primeira etapa para o desenho do plano de carreiras é o autodesenvolvimento. Para a especialista, é essencial que o profissional tome consciência de si mesmo, de onde quer ir, além de ter bem definidas a sua visão, missão, valores e política pessoal.

O segundo passo se refere à construção de uma análise SWOT, ou seja, de uma matriz que apresente suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. 

As duas etapas subsequentes se referem às definições de objetivos e estratégias. Para tal, é necessário ter foco para não traçar metas que não se possa cumprir, além de um cronograma que preveja o tempo necessário para o alcance de cada objetivo.

Por fim, a especialista recomenda que o profissional esteja sempre atento ao atingimento dos objetivos descritos no plano de carreira e, caso necessário, reformule as metas para o ano. Assim, é possível ganhar consciência sobre a carreira e sobre as ações necessárias para se alcançar o caminho do sucesso no mercado.

Para ler as dicas de Fernanda Schroder na íntegra, clique aqui