25 de abril: Dia do Contabilista

A adoção das normas internacionais de Contabilidade IFRS (Internacional Financial Reporting Standards) no Brasil fez com que a área contábil ganhasse fôlego no mercado. Hoje, no Dia do Contabilista, apresentamos a você as principais mudanças no setor que fizeram dessa profissão uma das carreiras mais sólidas da atualidade.

No ano de 2014, o Comitê de Normas Internacionais de Contabilidade (IASB), publicou a mais recente versão da nova norma contábil sobre instrumentos financeiros, que trouxe alterações que devem ser obrigatórias no país a partir de 2018.

Para adequar-se aos novos parâmetros, as grandes empresas passaram a demandar profissionais que obtivessem sólidos conhecimentos em IFRS dentre seus colaboradores, o que fez os salários médios do setor alcançassem crescimento exponencial. A função de controller, uma das especialidades dos que atuam na área, aparece entre as cinco mais requisitadas e de melhor remuneração no mercado paulista, segundo a consultoria Michael Page.

As novas oportunidades também trouxeram para a área novos perfis profissionais. Seguindo a tendência apontada pelos dados do Censo 2010 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em que 10,8% dos estudantes de nível superior no Brasil cursavam uma segunda graduação, o mercado de contábeis também atraiu profissionais de outras áreas. 

Visando atender às necessidades do mercado, o Ibmec oferece a graduação em Ciências Contábeis, que apresenta como diferencial o forte viés de negócios e a aplicação das principais técnicas e conceitos aos parâmetros ditados pelas normas contábeis internacionais.

O curso está com inscrições abertas para as turmas que terão início no segundo semestre desse ano, nas unidades Minas Gerais e Rio de Janeiro – Centro. As inscrições podem ser realizadas no site graduacao.ibmec.br. As formas de ingresso são: vestibular, nota do ENEM, transferência externa ou 2ª graduação (para portadores de diploma de nível superior).

No Ibmec, a maior procura pela segunda formação em Ciências Contábeis é de profissionais formados em Administração, Economia e Direito. Mas também há os formados nas áreas de saúde e exatas. Esses profissionais, em sua maioria, desempenham atividades ligadas à gestão de empresas ou em posições que demandam conhecimentos nos reflexos das decisões tomadas, ou seja, a partir de uma tomada de decisão e qual o impacto quantitativo na situação patrimonial, econômica e financeira.

A instituição coleciona histórias de sucesso de alunos da área de Contábeis. Um exemplo é Mateus Cunha, estudante do Ibmec/RJ. Em entrevista ao jornal O Globo, Mateus usou os conhecimentos da faculdade de contabilidade para traçar estratégia de aplicação na Bolsa de Valores. Clique aqui e leia a matéria na íntegra.

Para conhecer mais detalhes sobre o curso de Ciências Contábeis do Ibmec, clique aqui.