12 Características De Um Empreendedor Criativo

12 Características De Um Empreendedor Criativo

Você sonha em ser um empreendedor criativo de sucesso? Saiba que, para esse desejo se tornar realidade, é preciso aproveitar as oportunidades que a vida te dá e desenvolver as características necessárias para liderar seu próprio negócio.

 

Como ser um empreendedor criativo?


Quando falamos sobre ser um empreendedor criativo, logo vem em mente abrir algo inovador, certo? Mas nem sempre criar algo novo pode ser a única solução para fazer o negócio ir bem.

Ou seja, você pode abrir um restaurante — algo comum —, mas pensar em formas de oferecer novas experiências aos clientes. Por exemplo, que tal usar seus conhecimentos para montar cardápios temáticos ou culturais? E um dia de degustação às cegas? Certamente isso chamaria atenção dos consumidores e atrairia o público.

Sendo assim, é importante ter ideias criativas. Isso pode ser feito com uma reunião de brainstorm com a equipe ou por meio de outros exercícios para aguçar a criatividade, como o uso de técnicas de design thinking — criando um mapa de parcerias, por exemplo, em que todos do time listam parceiros existentes ou possíveis e sua geração de valor para a empresa.

Pesquise também dicas de negócios que deram certo, empreendedores famosos, vá em palestras, workshops e, é claro, invista em sua formação com cursos de graduação  que desenvolvam o seu lado empreendedor, como Administração e Ciências Econômicas.

Se você já é formado e quer abrir seu próprio negócio, pode também optar por cursos de pós-graduação, como Gestão de Projetos ou Negócios e mestrados.


Saiba se você tem o perfil de empreendedor 


Pode ser que você já tenha muitas ou todas as características de um empreendedor criativo. Mas, se ainda tem dificuldade em alguns pontos, não se desespere!

Você pode também desenvolver essas habilidades ao longo dos anos, principalmente dentro dos cursos de graduação e pós.

Assim, fica mais fácil. Além disso, o começo de algo é o momento certo para você testar, errar e aprender.

Veja o que é necessário para ter um perfil empreendedor:

  1. Colocar a mão na massa;

  2. Ter interesse em aprender;

  3. Gostar de estudar e de se manter atualizado;

  4. Ter espírito de liderança;

  5. Saber ouvir opiniões de terceiros;

  6. Ser proativo;

  7. Ser movido por desafios;

  8. Ter foco e organização;

  9. Ser cooperativo;

  10. Não desistir fácil e ser otimista;

  11. Saber reconhecer erros e buscar melhorias;

  12. Ser engajado.

Este artigo foi útil para você? Então aproveite e conheça o Ibmec Jr. Neste programa, os alunos conquistam a chance de trabalhar em empresas logo no início dos cursos por meio de processos seletivos.

É uma chance de fazer a transformação em cada um. Quem participa tem a oportunidade de atender empresas, desenvolver projetos, realizar eventos, etc.

Conheça mais sobre as oportunidades do Ibmec.