Henrique Meirelles aborda o futuro dos negócios no Brasil em palestra no Ibmec

O Ibmec São Paulo recebeu na manhã de hoje, 18 de fevereiro, o secretário da Fazenda do Estado de São Paulo, Henrique Meirelles. Palestrante da aula inaugural dos cursos de graduação, o ex-ministro da Fazenda, ex-presidente do Banco Central e ex-presidente mundial do Bank Boston falou sobre “O futuro dos negócios no Brasil”. A palestra, exclusiva para alunos veteranos e novatos da instituição, teve transmissão simultânea para as unidades de Belo Horizonte e do Rio Janeiro.

Meirelles comentou sobre sua trajetória como uma das figuras mais respeitadas do mundo financeiro, as causas da crise dos últimos anos no Brasil e deixou suas recomendações para a retomada de crescimento sustentável. A partir de exemplos, destacou os cenários macroeconômicos de diversos países e os relacionou com as decisões econômicas de administrações públicas.  

Para Meirelles, no caso do Brasil, as recentes dificuldades econômicas são um reflexo da expansão do PIB acima do limite de crescimento considerado equilibrado para o estado. “Um país não pode gerar demanda acima da capacidade de produzir. Isso pressiona a inflação”, afirmou Meirelles, que lembrou, ainda, a insegurança gerada entre investidores sobre a capacidade de solvência do país.

O secretário também opinou sobre a Reforma da Previdência. Segundo ele, a medida é o primeiro passo para retomada do crescimento econômico, que será mantido nos próximos anos somente se o ambiente de negócios for mais saudável. Por fim, Meirelles respondeu perguntas enviadas pelos coordenadores acadêmicos das unidades Ibmec e mediadas pelo Diretor Geral do Ibmec SP, Reginaldo Nogueira, e deu dicas de carreira para os alunos.

Confira algumas fotos do evento.

Confira a palestra completa do Henrique Meirelles

Preencha o formulário ao lado e assista a palestra completa do Henrique Meirelles.