A Globalização e Seus Efeitos no Mercado de Trabalho

Há muito tempo algo não impactava tanto o mercado de trabalho quanto a globalização. As novas descobertas, a entrada de novos sistemas organizacionais, corporativos e de produção, entre outras mudanças, alteraram totalmente a maneira de se entender a relação entre sistema produtivo, relações comerciais e o trabalho.

Quer compreender mais sobre o conceito de um mundo globalizado e como ele pode influenciar no mercado de trabalho e em seu futuro? Confira o artigo e prepare-se!!

 

O que é globalização?

 

De maneira geral, o conceito de globalização, criado em 1980, explicita um processo que leva à união dos mercados financeiros mundiais, constituindo um único modo de trabalhar de maneira integrada. Isso vale tanto para a economia quanto para a política, e, consequentemente, influencia na cultura.

Fato é que, por existirem ao redor do planeta tantos procedimentos políticos, econômicos e até mesmo produtivos diferentes, globalizá-los traz alterações que podem mudar diversos conceitos.

 

Como a globalização influencia o mercado de trabalho?

 

Os mercados de trabalho locais são, comumente, instituições muito particulares. As características do sistema de um país para o outro mudam muito. Em um mundo globalizado, criar uma unificação traz novas oportunidades para muitos segmentos e até mesmo carreiras diferentes. Veja abaixo alguns detalhes:


Mais valor à capacitação

Diante das mudanças, os mercados que aderiram à forma globalizada de trabalhar são os que têm perspectivas positivas atualmente. Entretanto, nada é fixo, até mesmo com a unificação dos sistemas, e, por isso, as novidades são constantes.

Isso faz com que o mercado, bem como os colaboradores, precisem ser flexíveis. Saber se adaptar às novas práticas e aprender a trabalhar com elas é algo que afeta diretamente o futuro das carreiras.

Dessa maneira, aqueles que se esforçam e buscam ficar a par das novidades de sua profissão, estudam e se atualizam, terão muito mais chances em um mundo globalizado como o de hoje! Além disso, com a alta competitividade nos dias atuais, certamente garantirá vantagem perante a concorrência, uma vez que, quanto mais capacitado e preparado a realizar multitarefas, melhor será.

 

Facilidade no contato com a informação


Facilidade e rapidez no contato com a informação é outro ponto que a globalização traz e que pode fazer a diferença na vida de diversos estudantes e trabalhadores pelo mundo.

Antes, para compreender um novo sistema de trabalho ou de produção, era necessário utilizar materiais complexos e, na maioria das vezes, muito caros, como livros específicos, apostilas e até mesmo enciclopédias.

Hoje é possível ver milhares de pessoas ao redor do mundo falando sobre isso em canais como o YouTube e até mesmo em e-books, tudo ao toque de um botão. O conhecimento pode ser adquirido à distância, com cursos EAD, vídeos informativos, entre outros exemplos.  O melhor é que nenhum tipo de conteúdo é restringido somente ao que é visto em seu país.

 

Você pode, por exemplo, entender mais sobre um processo produtivo da China vendo um vídeo que um americano produziu morando em Paris. Isso é chamado de intercâmbio cultural.

 

Gostou de entender mais sobre a globalização? Para mais artigos como este, acompanhe as notícias do IBMEC!

Saiba mais sobre a Graduação Ibmec

Preencha o formulário ao lado para saber mais sobre os cursos do Ibmec e seja protagonista do seu destino.