Como Fazer Um Planejamento Tributário Eficaz?

Todas as empresas, para poderem executar suas atividades de maneira legalizada, precisam pagar impostos. Para que isso seja feito da forma certa, sem grandes prejuízos ou erros futuros, é necessário saber fazer um planejamento tributário correto e eficaz.

Você sabe como trabalhar com esse documento? Confira as dicas que separamos neste artigo!

 

O que é necessário para fazer um planejamento tributário correto e eficiente?

O principal objetivo de um planejamento tributário, além de organizar os pagamentos de impostos, é determinar algumas leis e regras que podem reduzir o valor que é pago para manter o negócio funcionando, além de evitar ter que lidar com futuros débitos vencidos.

Afinal, não é ilegal o empresário buscar meios de estruturar seu negócio querendo diminuir os custos, certo?

Para realizar um bom planejamento é necessário que o dono do negócio entenda, primeiramente, qual é o tipo de regime tributário no qual sua empresa se enquadra, pois isso determinará os impostos que serão pagos.

 

É possível escolher, mas há limitações dependendo do perfil da empresa. São eles:

  • MEI (microempreendedor individual);

  • Simples nacional;

  • Lucro presumido;

  • Lucro real.

Para cada um deles, incidem impostos com alíquotas e expressividade fiscal diferentes. Ao saber de todas essas informações, o empreendedor poderá passar para o planejamento de fato.
 

Como fazer um planejamento tributário?

Depois de entender todos os pontos de sua empresa e das leis tributárias aplicáveis, o planejamento precisará analisar as possíveis alterações que podem ser causadas por outras apurações.

Podemos destacar o PIS e o COFINS, por exemplo, que precisam ser considerados no planejamento tributário para empresas de lucro real e presumido.

Por fim, para que tudo isso seja claro e eficiente, criar cenários tributários baseados nos planos da empresa em curto e médio prazo é crucial. Pense nos planos de expansão, se essas novas ideias causariam alguma mudança nas tributações e como isso tudo impactaria em geral no pagamento de impostos pela empresa.

Vale lembrar que o trabalho de um profissional é essencial para um bom resultado no planejamento.

 

Para que você possa ajudar sua empresa no futuro, o Ibmec oferece um curso de extensão on-line para ensiná-lo como trabalhar bem e desenvolver este documento. Que tal investir em seu futuro?

 

Gostou de aprender mais sobre o planejamento tributário? Confira mais artigos como este nas notícias do Ibmec!

Saiba mais sobre a Pós-Graduação Ibmec

Preencha o formulário e seja protagonista do seu destino. 

Preencha o formulário abaixo.