Alunos de arquitetura projetam um pavilhão desmontável para o Ibmec

Os alunos da disciplina “Projeto: forma e modelos digitais”, do curso de arquitetura e urbanismo do Ibmec BH, desafiou os estudantes durante o segundo semestre de 2018: eles precisaram propor um Pavilhão Desmontável para o Ibmec. Um stand que pudesse ser usado em eventos, feiras, convenções tanto na instituição como fora dela. O stand precisava ter uma dimensão básica de 3,00x3,00x2,50m. Pequenas variações dessas medidas foram permitidas, desde que justificadas. Outro pressuposto era que o pavilhão precisaria ter uma solução de cobertura para ser montado em espaços externos. Participaram da disciplina alunos do primeiro e segundo período do curso.

O primeiro passo para o desenvolvimento das propostas foi a elaboração de uma pesquisa sobre os valores institucionais do Ibmec. Inicialmente, os estudantes pesquisaram no website e nos materiais impressos de divulgação institucional e, posteriormente, realizaram entrevistas com diferentes pessoas que trabalham no Ibmec, em diferentes setores, para entender melhor quais são esses valores e como eles se traduzem concretamente no dia a dia da instituição. O entendimento sobre a importância de se compreender com o maior grau de precisão possível as expectativas do cliente é algo fundamental para a atuação profissional do arquiteto e urbanista e essa competência já começa a ser desenvolvida no primeiro ano do curso.

A partir da pesquisa, os estudantes elegeram alguns desses valores institucionais para focar suas propostas e começaram a investigar possibilidades de materialização desses valores abstratos com pequenas maquetes físicas. Essas primeiras aulas foram realizadas no laboratório de maquetes e a cada semana os estudantes apresentavam suas propostas, ouviam as considerações do professor e os comentários dos colegas e, a partir daí, aprimoravam suas propostas nas maquetes.

O terceiro passo do desenvolvimento do trabalho se deu nos laboratórios de informática. A partir da quarta semana, os alunos começaram a desenvolver os modelos digitais das suas propostas, utilizando para isso, o software SketchUp. Novas rodadas de apresentação e comentários sobre as propostas foram realizadas, só que agora utilizando os modelos digitais. Após algumas aulas de desenvolvimento, os estudantes finalizaram seus modelos digitais e geraram imagens para a utilização da apresentação. Para o tratamento das imagens, inserindo pessoas, plantas, imagens de fundo, utilizaram o software Adobe Photoshop. Na última semana, aprenderam ainda alguns comandos básicos do software Adobe InDesign e nele fizeram a diagramação e a montagem dos seus banners para a apresentação.

O resultado? Ah, o resultado excedeu as expectativas, considerando o grau de dificuldade do desafio, os três softwares que eles precisaram aprender a utilizar e ainda o grau de exigência definido para a apresentação final.

Nos próximos semestres, esperamos que os estudantes continuem a desenvolver suas habilidades tanto em relação ao projeto de arquitetura como também na utilização dos softwares.

 

um Pavilhão Desmontável para o Ibmec.
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