O curso

Este curso apresenta um panorama sobre o tema da gestão do desenvolvimento sustentável sob o ponto de vista da empresa, nas óticas da responsabilidade social corporativa em um primeiro momento histórico e, posteriormente, sob uma visão de sustentabilidade. O curso, portanto, é uma ferramenta na formação do gestor, complementando o aprendizado por meio de outras disciplinas e de estudo independente.

Ao final do curso o aluno deverá:

Identificar os temas prioritários na gestão da sustentabilidade pelos agentes econômicos – com especial foco nas empresas; dessa forma, o aluno poderá tornar-se um agente de transformação consciente principalmente no âmbito corporativo, mas também em sua vida cotidiana.
 

Investimento

R$730,00 à vista ou 6x sem juros no cartão

Acadêmico
Professora(s) Autora(s): 

Barbara da Costa Pinto Oliveira

Expert em negociações multistakeholder e em solução de desafios complexos envolvendo questões de sustentabilidade.

Como empreendedora, fundou a Ecosynergy – Facilitação e Construção de Capacidades para Sustentabilidade, através da qual ela assessora empresas e organização em seu desenvolvimento, gestão da mudança, inovação e construção de uma agenda estratégica em sustentabilidade. Barbara é membro do corpo docente de várias instituições, onde ensina, entre outros temas, negociações cooperativas; facilitação de processos; comércio e meio ambiente; gestão da mudança e estratégia em sustentabilidade, incluindo a Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP) no Master para Gestão da Sustentabilidade; a Universidade de Cambridge, no Master of Studies in Sustainability Leadership; a Sustainability Challenge Foundation, no International Program for the Management of Sustainability (SCF/Tiasnimbas/Fletcher/MIT). 

Como facilitadora de processos e especialista em mudanças climáticas e gestão do capital natural, ela liderou o Programa de Sustentabilidade Global do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (GVces) em São Paulo, onde exerceu a coordenação geral do Programa Brasileiro GHG Protocol e a Plataforma Empresas pelo Clima (EPC), parceira do Corporate Leaders Group on Climate Change de patronato de Sua Alteza Real, o Príncipe de Gales. 

Na Organização Mundial do Comércio (Genebra), como Legal Affairs Officer, ela auxiliou países em desenvolvimento na adoção de políticas e estratégias nos temas de barreiras técnicas ao comércio internacional, barreiras sanitárias e fitossanitárias e comércio e meio ambiente e na UNCTAD (Genebra), Barbra Oliveira desenvolveu a agenda de clima e desenvolvimento para a Conferência das Partes realizada em Bali (COP 13, 2007). Ela também auxiliou o Brasil nas negociações de adaptação em mudanças climáticas na COP 15 (Copenhagen, 2009). Ela foi Research Fellow do World Resources Institute (Washington, DC) e Advisor Senior para o Programa para Liderança em Sustentabilidade da Universidade de Cambridge, na estratégia de engajamento corporativo para a Rio+20. Barbara Oliveira tem Doutorado em Direito Econômico (UFMG), Mestrado em Direito Internacional (University College London, Honours) e MBA em Liderança Responsável e Gestão (TiasnNImbas, Cum Laude) e Especialização em Diplomacia Ambiental (UNEP/UNIGE, Honours), Mediação (MWI), Gestão da Sustentabilidade (SCF/TiasNimbas) e Direitos Difusos e Coletivos (PUC-IEC/MG).
 

Rachel Biderman

  • Rachel Biderman é doutora em Administração Pública pela FGV (2011), com a tese “Limites e Alcances da Participação Pública na Implementação de Políticas Subnacionais em Mudanças Climáticas e o Município de São Paulo”.
  • Mestre em Direito  Internacional, com enfoque na área ambiental, pela American University - Washington  College of Law (1992).
  • Mestre em Ciência Ambiental pela USP (1999). Advogada, Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (1990).     
  • Consultora Senior do World Resources Institute no Brasil desde agosto de 2011.
  • Ex- coordenadora Adjunta e pesquisadora do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (GVces).
  • Professora colaboradora no curso de pós-graduação do GVpec no Curso de Gestão em Sustentabilidade da FGV, onde coordena disciplinas na temática ambiental e de consumo sustentável.
  • Co-responsável pela coordenação da Dimensão Ambiental do Índice de Sustentabilidade Empresarial da BMF&Bovespa.
  • Especialista em mudanças climáticas globais, atuando no tema desde 1998, tendo integrado equipe de coordenação do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas em 2001 e 2002, e do Observatório do Clima - Rede Brasileira de ONGs e Movimentos Sociais em Mudanças Climáticas.  
  • Especialista em Consumo Sustentável, tendo elaborado estudos e cursos sobre o tema, junto ao Ministério da Educação, Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Instituto Pró-Sustentabilidade (Ipsus).
  • Foi professora de Direito Ambiental e Problemas Ambientais Contemporâneos do curso de Gestão Ambiental e Engenharia Ambiental do SENAC.
  • Nos Estados Unidos, trabalhou para as organizações WWF e Center for International Environmental Law (CIEL), em 1991 e 1992.
  • É autora do livro Democracia, Cidadania e Proteção do Meio Ambiente, publicado em 2002 pela Ed. Annablume; coautora do livro infantil Patrulheiros do Clima da Terra, Ed. Nativa, 2003, e dos livros Guardiões da Camada de Ozônio e Guardiões da Mata Atlântica.
  • Autora de diversos artigos em revistas e periódicos nas temáticas de mudanças climáticas, consumo sustentável e Direito Ambiental.
  • É membro dos conselhos administrativos do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), do Greenpeace (Brasil), do Instituto Marina Silva e do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS).
  • Integrante do Comitê de Governança 
Mercado de trabalho
PROGRAMAÇÃO DO CURSO
Modulo 1: Sustentabilidade: Conceitos, paradigmas e desafios
Unidade 1 – Desenvolvimento Sustentável como conceito amplo
Unidade 2 – Sustentabilidade e os desafios contemporâneos
Unidade 3 – Atores envolvidos na construção da sustentabilidade 
Unidade 4 – O Desafio da sustentabilidade sob o âmbito corporativo
Modulo 2: Sustentabilidade em detalhe: escolas que retratam a sustentabilidade sob o ponto de vista corporativo
Unidade 1 – Evolução: da Responsabilidade Social Corporativa à Sustentabilidade
Unidade 2 – Fundamentos teóricos sobre sustentabilidade corporativa
Unidade 3 – Curva de maturidade empresarial quanto à gestão de RSC e de sustentabilidade 
MÓDULO 3: Sustentabilidade e atuação empresarial
Unidade 1 – Processo Estratégico de Criação de Valor em Sustentabilidade Empresarial
Unidade 2 – Gestão da Empresa e Sustentabilidade
Unidade 3 – Operações 
Módulo 4: Mecanismos e iniciativas para implementação de uma agenda de sustentabilidade nas corporações
Unidade 1 – Responsabilidade empresarial e Compromissos 
Unidade 2 – Responsabilidade empresarial e Alianças 
Unidade 3 – Normas e Padrões Privados 
Unidade 4 – Transparência e Indicadores de Desempenho
Mais informações
Inscrições:
08/01/2019 a 04/02/2019
Carga horária:
30 horas
Duração:
30 horas
Início das aulas:
11/02/2019
Término das aulas:
18/03/2019

*Turma sujeita a quórum mínimo.

Data de atualização: quarta-feira, 13 de fevereiro, 2019 - 17:31