O curso

O conhecimento permeou o interesse dos filósofos desde os tempos mais remotos; eles buscaram compreendê-lo por meio dos estudos epistemológicos clássicos. Não obstante, existiu subjacente às práticas vigentes na sociedade agrícola, em que era transmitido oralmente entre os povos; mais adiante, um pouco mais elaborado e explicitado na sociedade industrial. O final do séc. XX marca o advento da sociedade da informação e do conhecimento, e este se torna o novo motor da economia, capaz de gerar inovação, competitividade, inteligência corporativa e ganhos mútuos, tanto para a economia como para a sociedade em geral. No mundo corporativo não é diferente. Afinal, o que são as organizações senão recortes ou células da sociedade em que vivemos? Neste momento ímpar que vivenciamos, premidos pelo tempo, pela velocidade e, paradoxalmente, pela necessidade de alcançar mais resultados com menos recursos, somente a competência e a capacidade de inovar podem nos diferenciar. 
Esse é o grande objetivo a ser alcançado pelas organizações por meio das pessoas que as compõem. É sempre bom lembrar: as organizações são feitas de pessoas! São elas que criam e compartilham conhecimento.
Às empresas cabe estimular as práticas entre as pessoas; garantir que os processos ocorram; propiciar tecnologias que garantam o uso dinâmico das ferramentas, tudo isso considerando e respeitando os valores, as crenças e a identidade, componentes da cultura organizacional. Esse é nosso objetivo geral: apresentar um panorama da gestão do conhecimento, desde seu processo de criação, passando pelas possibilidades de implantação e aplicações, desafios e oportunidades, a fim de propiciar ao aluno condições de praticá-la em seu dia a dia profissional.
 

Ao final do curso o aluno deverá:

  • Conhecer conceitos essenciais relativos à gestão do conhecimento e à cultura organizacional no contexto da sociedade do conhecimento;
  • Compreender os modelos de criação do conhecimento, os ativos intangíveis e os capitais do conhecimento, e a importância para o contexto organizacional;
  • Identificar os elementos fundamentais e os desafios para implantação da gestão do conhecimento;
  • Diferenciar práticas, ferramentas e modelos de maturidade da gestão do conhecimento no mundo corporativo;
Investimento

R$730,00 à vista ou 6x sem juros no cartão

Acadêmico
Professor(es) Autor(es): 

Martius Vicente Rodriguez y Rodriguez

  • Pós-doutor em Gestão Empresarial pela UFRJ/Harvard Business School, Doutor em Gestão Tecnológica pela COPPE/UFRJ;
  • Mestre em Ciências em Computação de Alto Desempenho pela COPPE/UFRJ, além de ter os títulos de Master Executive Innovation pelo MIT/Sloan;
  • Professor do MBA em Gestão de Negócios do Ibmec/RJ, conselheiro da Universidade Corporativa de Transporte (UCT), e fundador e coordenador do Grupo Interativo de Gestão do Conhecimento e Inovação (GIGCI);
  • Sua experiência profissional abrange 32 anos na gestão de áreas de Tecnologia, P&D, Engenharia, Comercialização e Marketing e Recursos Humanos na Petrobras. Além disso, foi pioneiro no uso de sistemas CAD/CAE na Petrobras e no Brasil, atuou na implantação da Universidade Corporativa da Petrobras como gerente de Educação Executiva e presidente da Comissão de Petróleo, Gás e Energia da Câmara de Comércio do Estado do Rio de Janeiro;
  • Atualmente, é professor convidado do Ibmec.
Professora(s) Autora(s): 

Jaqueline Santos Barradas

  • Doutora em Ciência da Informação pelo IBICT/UFRJ (2015) na área da Comunicação Científica, Mestre em Administração pelo Ibmec/RJ (2008), com dissertação na área de Gestão do Conhecimento e graduada em Biblioteconomia pela UNIRIO (1988);
  • Atuou por 28 anos na Administração Pública como Oficial da Aeronáutica, em organizações como o extinto Departamento de Aviação Civil (DAC), posteriormente, na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), onde gerenciou projetos na área de informação, bibliotecas físicas e digitais, e como docente em cursos corporativos do sistema de aviação civil brasileiro, entre 1991 e 2007;
  • Atualmente, é assessora do Centro de Conhecimento Científico e Cultural (C4) da Escola Superior de Guerra (ESG);
  • Atua como editora executiva da Revista da Escola Superior de Guerra e dos Cadernos de Estudos Estratégicos;
  • É docente das disciplinas Segurança e Defesa, Estratégia Empresarial, Gestão da Informação e do Conhecimento, Metodologia da Pesquisa. No Ibmec Online é professora nas disciplinas Estratégia Empresarial, Gestão do Conhecimento, Gestão de Pessoas, Liderança, e Negociação.
Mercado de trabalho
PROGRAMAÇÃO DO CURSO
CAPÍTULO 1: Conhecimento: Conceituação e Contextualização
Unidade 1: A Sociedade do Conhecimento
Unidade 2: Gestão do Conhecimento
Unidade 3: Dado, Informação e Conhecimento
Unidade 4: Cultura Organizacional
CAPÍTULO 2: Criação do Conhecimento nas Organizações
Unidade 1: Modelo de Nonaka e Takeuchi
Unidade 2: Modos de Conversão do Conhecimento
Unidade 3: Modelo de Choo
Unidade 4: Ativos Intangíveis
CAPÍTULO 3: Implantação da Gestão do Conhecimento
Unidade 1: Elementos Fundamentais da Gestão do Conhecimento
Unidade 2: Etapas para Implantação da Gestão do Conhecimento
Unidade 3: Desafios à Implantação da Gestão do Conhecimento
CAPÍTULO 4: Aplicações da Gestão do Conhecimento
Unidade 1: Práticas de Gestão do Conhecimento Ligadas às Pessoas
Unidade 2: Práticas de Gestão do Conhecimento Ligadas aos Processos e às Tecnologias
Unidade 3: Ferramentas de Gestão do Conhecimento
Unidade 4: Modelos de Maturidade em Gestão do Conhecimento

 

Mais informações
Inscrições:
08/01/2019 a 04/02/2019
Carga horária:
30 dias
Duração:
30 dias
Início das aulas:
11/02/2019
Término das aulas:
18/03/2019

*Turma sujeita a quórum mínimo.

Data de atualização: quarta-feira, 13 de fevereiro, 2019 - 17:29