O conhecimento permeou o interesse dos filósofos desde os tempos mais remotos; eles buscaram compreendê-lo por meio dos estudos epistemológicos clássicos. Não obstante, existiu subjacente às práticas vigentes na sociedade agrícola, em que era transmitido oralmente entre os povos; mais adiante, um pouco mais elaborado e explicitado na sociedade industrial. O final do séc. XX marca o advento da sociedade da informação e do conhecimento, e este se torna o novo motor da economia, capaz de gerar inovação, competitividade, inteligência corporativa e ganhos mútuos, tanto para a economia como para a sociedade em geral. No mundo corporativo não é diferente. Afinal, o que são as organizações senão recortes ou células da sociedade em que vivemos? Neste momento ímpar que vivenciamos, premidos pelo tempo, pela velocidade e, paradoxalmente, pela necessidade de alcançar mais resultados com menos recursos, somente a competência e a capacidade de inovar podem nos diferenciar.
Esse é o grande objetivo a ser alcançado pelas organizações por meio das pessoas que as compõem. É sempre bom lembrar: as organizações são feitas de pessoas! São elas que criam e compartilham conhecimento.
Às empresas cabe estimular as práticas entre as pessoas; garantir que os processos ocorram; propiciar tecnologias que garantam o uso dinâmico das ferramentas, tudo isso considerando e respeitando os valores, as crenças e a identidade, componentes da cultura organizacional. Esse é nosso objetivo geral: apresentar um panorama da gestão do conhecimento, desde seu processo de criação, passando pelas possibilidades de implantação e aplicações, desafios e oportunidades, a fim de propiciar ao aluno condições de praticá-la em seu dia a dia profissional.
Ao final do curso o aluno deverá:
- Conhecer conceitos essenciais relativos à gestão do conhecimento e à cultura organizacional no contexto da sociedade do conhecimento;
- Compreender os modelos de criação do conhecimento, os ativos intangíveis e os capitais do conhecimento, e a importância para o contexto organizacional;
- Identificar os elementos fundamentais e os desafios para implantação da gestão do conhecimento;
- Diferenciar práticas, ferramentas e modelos de maturidade da gestão do conhecimento no mundo corporativo;