O curso

A disciplina de Marketing apresenta aos alunos o funcionamento e o papel do marketing como sistema, que inclui o conhecimento profundo do mercado, as definições dos mercados-alvo, os desenhos das soluções a serem propostas e o processo da gestão dos clientes. O Marketing é destacado como importante contribuição estratégica para qualquer negócio.

Objetivos do curso: Entender a correta definição de marketing e toda a sua aplicabilidade no mundo empresarial; compreender os principais fundamentos do marketing; entender os principais conceitos de marketing e como aplicá-los a um negócio; conhecer as principais tendências do marketing e entender como estão provocando as empresas a repensarem suas estratégias; desenvolver uma base para a construção de uma inteligência de mercado; elaborar metodologia para conhecer a satisfação dos clientes; classificar os clientes mais importantes do negócio; conhecer os principais fatores que influenciam a satisfação; identificar os principais concorrentes; comparar a atuação da empresa frente aos concorrentes; entender a importância de segmentar o seu público-alvo; compreender as diversas formas de seleção de um mercado-alvo, entre outras habilidades.

Os cursos de extensão do Ibmec são programas acadêmicos de curta duração que apresentam sólido conteúdo sobre os mais diversos setores do mercado, contribuem para a expansão do conhecimento, oportunizam a expansão do networking e o contato com novas oportunidades para a carreira. Com agilidade e flexibilidade, os profissionais recebem atualização constante e focada de conhecimentos específicos exigidos pelo mercado.

Acadêmico
Professor(es) Autor(es): 

Bruno Garcia

  • Mestrando em Administração pelo Ibmec/RJ;
  • MBA em Gestão de Marketing pela UFRJ;
  • Especialista em Comunicação Corporativa e Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela UFF;
  • Tem experiência profissional nas áreas de marketing e comunicação, tendo ocupado cargos na área de gerência de marketing, gestão de conteúdo e edição jornalística.
Professora(s) Autora(s): 

Erica Bamberg

  • Mestre em Administração pelo Ibmec/RJ, com ênfase em Marketing e Estratégia;
  • Pós-graduada em Marketing pelo Ibmec/RJ e graduada em Administração de Empresas;
  • Atuou nas áreas de Marketing da ATL, Xerox do Brasil, Embratel, Jornal O Dia e Marketing na GH Telecom;
  • Atualmente, é sócia diretora da Bamberg Consultoria onde realiza a criação de estratégias para mudanças corporativas e Gestão de Marketing e Comercial. Realiza trabalho voluntario para a ONG Rede Postinho de Saúde Preventiva da Mulher, no morro do Cantagalo, Pavão e Pavãozinho, como Diretora de Planejamento Estratégico e Marketing;
  • Professora da pós-graduação nas áreas de Marketing e Serviços pelo Ibmec.
Mercado de trabalho
PROGRAMA DO CURSO

Carga horária: 30h

Módulos

Módulo 1: Introdução ao Marketing 

Unidade 1 - Fundamentos de marketing

Unidade 2 - O cliente

Unidade 3 - Tendências do marketing
Módulo 2: Inteligência de Marketing

Unidade 1 - Sistema de informações de marketing

Unidade 2 - Sistema de registros internos

Unidade 3 - Sistema de inteligência de marketing

Unidade 4 - Análise do ambiente

Unidade 5 - Pesquisa de marketing

Módulo 3: Marketing Estratégico
Unidade 1 - Segmentação de mercado
Unidade 2 - Seleção de mercados-alvo
Unidade 3 - Posicionamento de mercado
Módulo 4: Marketing Operacional
Unidade 1 - Estratégia do P de Produto
Unidade 2 - Estratégia do P de Preço
Unidade 3 - Estratégia do P de Praça
Unidade 4 - Estratégia do P de Promoção
Unidade 5 - Estratégia de serviços

 

Investimento

R$ 730,00* em até 6x de R$ 121,67

Gestão de Marketing
Extensão Online
INSCREVA-SE
Mais informações
Inscrições:
até 02/07/2018
Início das aulas:
09/07/2018*

*Sujeito a quórum mínimo.

Data de atualização: terça-feira, 29 de maio, 2018 - 16:06