O curso

O curso de extensão Estratégia Empresarial, do Ibmec Online, busca explanar acerca das estratégias empresariais e dos objetivos estratégicos de cada área funcional, acompanhados de ações estruturadas em um plano de implementação. Atualmente, isso é o mínimo que se exige para que a empresa tenha total capacidade de realizar seu planejamento estratégico a médio e longo prazo de maneira independente.

Objetivos do curso: Entendimento da necessidade de desenvolver e usar estratégias; Análise do mercado com suas oportunidades e ameaças; Aanálise da organização, no levantamento de suas forças e fraquezas; Formulação das estratégias empresariais de forma mais metódica; Desdobramento das estratégias pelas diversas áreas funcionais; e Implementação das estratégias com planos de ação simples e objetivos.

Conhecer o processo da estratégia e ter condições de criticá-lo, evitando que qualquer entidade externa tome medidas que não sejam do interesse maior da organização é função de todo bom profissional. Esta disciplina tem por objetivo maior instrumentalizar o profissional para que ele possa até fazer o trabalho da consultoria, assumindo o processo de desenvolvimento das estratégias empresariais.

Acadêmico
Professor(es) Autor(es): 

Walter Gassenferth

- Mestre em Administração pelo Ibmec;
- MBA em Gestão de Negócios pelo Ibmec;
- Engenheiro de Telecomunicações pela Universidade Federal Fluminense, com extensão em Engenharia de Software pela PUC;
- Professor dos programas de pós-graduação do Ibmec;
- Consultor de Treinamento Empresarial na área de Controle de Gestão foi executivo de grandes empresas, atuando por 30 anos no mercado de telecom;
- Autor dos livros Gestão Empresarial em Gotas, Métodos Quantitativos com Excel, co-autor do Handbook of Business Practices and Growth in Emerging Markets, e do Handbook of Research on Business Social Networking, tem 25 artigos científicos publicados no Brasil e no exterior, sobre gestão de negócios. 

Mercado de trabalho
PROGRAMA DO CURSO

Carga horária: 30h

Módulos
Módulo 1 - Conceitos que Envolvem Planejamento Estratégico
Unidade 1 - Sincronismo Organizacional
Unidade 2 - O Pensamento Estratégico
Unidade 3 - O Processo da Estratégia
Unidade 4 - Estratégias Competitivas Genéricas
Módulo 2 - Diagnóstico Estratégico
Unidade 1 - As Mudanças Constantes no Mercado
Unidade 2 - O Ambiente Externo
Unidade 3 - O Ambiente Interno: Suas Forças e Fraquezas
Unidade 4 - Entendendo os Pré-requisitos Empresariais
Módulo 3 - Formulação, Testes e Priorização das Estratégias
Unidade 1 - Diretrizes da Holding
Unidade 2 - Matriz SWOT
Unidade 3 - Testes e Priorização das Estratégias
Unidade 4 - Estratégias de Inovação e de Internacionalização
Módulo 4 - Implementação das Estratégias e Acompanhamento das Ações
Unidade 1 - A Administração Estratégica
Unidade 2 - Como Funciona um Balanced Scorecard
Unidade 3 - Sistema de Avaliação de Desempenho
Unidade 4 - Caso que Exemplifica a Utilização das Ferramentas Aprendidas na Disciplina
Investimento

R$ 730,00* em até 6x de R$ 121,67

Estratégia Empresarial
Extensão Online
INSCREVA-SE
Mais informações
Inscrições:
até 24/11/2017
Início das aulas:
01/12/2017*

*Sujeito a quórum mínimo.