O curso

O objetivo central desta disciplina é apresentar aos alunos o funcionamento e o papel do marketing como sistema, que inclui o conhecimento profundo do mercado, as definições dos mercados-alvo, os desenhos das soluções a serem propostas e o processo da gestão dos clientes. O marketing é destacado como importante contribuição estratégica para qualquer negócio.  Diante desse objetivo, também serão apresentadas suas responsabilidades, sua contribuição como visão e ferramenta de gestão e sua interação com as demais áreas da organização, além de algumas ferramentas que irão ajudá-lo a organizar as ideias de maneira mais produtiva e auxiliar no processo de decisão no âmbito da administração geral.

Ao final do curso o aluno deverá:
•    Compreender as novas tendências mercadológicas e como elas podem impactar os negócios;
•    Conhecer e analisar as variáveis do ambiente mercadológico que podem alterar as estratégias de mercado;
•    Estruturar um plano de marketing;
•    Identificar os elementos do mix mercadológico;
•    Compreender como funcionam as estratégias de fidelização e retenção de clientes;
•    Desenvolver a habilidade de pensar e agir estrategicamente, voltada para a obtenção de resultados.

 

Investimento

R$730,00 em até 6x sem juros no cartão. ​

Acadêmico
Professor: 

Bruno Garcia

  • Mestrando em Administração pelo Ibmec/RJ;
  • MBA em Gestão de Marketing pela UFRJ;
  • Especialista em Comunicação Corporativa e Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela UFF;
  • Tem experiência profissional nas áreas de marketing e comunicação, tendo ocupado cargos na área de gerência de marketing, gestão de conteúdo e edição jornalística.

 

Gustavo Ferreira Torres

Mestre em cross-cultural marketing and negotiation pela École de Management de Normandie, na França, mestre em administração pelo Ibmec/RJ, especialista em marketing e graduado em comunicação social – publicidade e propaganda. Possui passagens por empresas como Cielo, Redecard, grupo HSBC e Fininvest, em que acumulou cargos de gestão nas áreas comercial, marketing e produtos. Entre as atividades desenvolvidas destacam-se as de gestão e desenvolvimento de produtos e ações de trade marketing. Professor universitário de programas de graduação e pós-graduação e dos programas de MBA e CBA do Ibmec/RJ e dos programas de MBA do Ibmec Online, em que também atuou como professor conteudista e revisor. Leciona diversas cadeiras em marketing. Suas áreas de interesse são em branding, comportamento do consumidor e marketing de serviços.

Professora: 

Erica Bamberg

  • Mestre em Administração pelo Ibmec/RJ, com ênfase em Marketing e Estratégia;
  • Pós-graduada em Marketing pelo Ibmec/RJ e graduada em Administração de Empresas;
  • Atuou nas áreas de Marketing da ATL, Xerox do Brasil, Embratel, Jornal O Dia e Marketing na GH Telecom;
  • Atualmente, é sócia diretora da Bamberg Consultoria onde realiza a criação de estratégias para mudanças corporativas e Gestão de Marketing e Comercial. Realiza trabalho voluntario para a ONG Rede Postinho de Saúde Preventiva da Mulher, no morro do Cantagalo, Pavão e Pavãozinho, como Diretora de Planejamento Estratégico e Marketing;
  • Professora da pós-graduação nas áreas de Marketing e Serviços pelo Ibmec.

* O professor autor é o responsável por criar todo o conteúdo do curso, como apostila e videoulas. O curso poderá ser ministrado por outros professores que sejam da mesma área de conhecimento.
 

Mercado de trabalho
PROGRAMAÇÃO DO CURSO

MÓDULO 1: Introdução ao Marketing
Unidade 1: Fundamentos de marketing
Unidade 2: O cliente
Unidade 3: Tendências do marketing

MÓDULO 2: Inteligência de Marketing
Unidade 1: Sistema de informações de marketing
Unidade 2: Sistema de registros internos
Unidade 3: Sistema de inteligência de marketing
Unidade 4: Análise do ambiente
Unidade 5: Pesquisa de marketing

MÓDULO 3: Marketing Estratégico
Unidade 1: Segmentação de mercado
Unidade 2: Seleção de mercados-alvo
Unidade 3: Posicionamento de mercado

MÓDULO 4: Marketing operacional
Unidade 1: Estratégia do P de Produto
Unidade 2: Estratégia do P de Preço
Unidade 3: Estratégia do P de Praça
Unidade 4: Estratégia do P de Promoção
Unidade 5: Estratégia de serviços
 

Gestão de Marketing
Extensão Online
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Mais informações
Inscrições:
30/04 a 27/05/2019
Carga Horária:
30 horas
Duração:
30 dias
Início das aulas:
03/06/2019
Término das aulas:
03/07/2019
Data de atualização: terça-feira, 07 de maio, 2019 - 10:42