O curso

A presente disciplina contemplará conteúdos como oratória, argumentação, fundamentos de comunicação, técnicas de apresentação e estilos de linguagem para profissionais em ambientes organizacionais competitivos e apresentará uma visão ampla da comunicação como instrumento gerencial para engajar equipes e posicionar ideias e projetos no ambiente corporativo.

Objetivos do curso: Fundamentar o processo de conhecimento sobre comunicação; Explicar as diferenças entre argumentar e negociar; Apresentar as características de um bom comunicador; Estruturar um texto argumentativo; Selecionar e estruturar os conteúdos de sua fala: introdução, desenvolvimento e conclusão; Definir o que é indispensável, importante e útil; Pensar a forma em função do conteúdo, do público-alvo e do contexto; Argumentar em situações de conflito de forma mais adequada; Avaliar as questões relativas à dinâmica de sua apresentação e ao papel do orador na construção do significado do discurso; Determinar o papel da dimensão estética no processo comunicativo de sua apresentação; Discutir as estratégias de avaliação e melhoria contínua de suas apresentações, enquanto comunicações empresariais.

Os cursos de extensão do Ibmec são programas acadêmicos de curta duração que apresentam sólido conteúdo sobre os mais diversos setores do mercado, contribuem para a expansão do conhecimento, oportunizam a expansão do networking e o contato com novas oportunidades para a carreira. Com agilidade e flexibilidade, os profissionais recebem atualização constante e focada de conhecimentos específicos exigidos pelo mercado.

Acadêmico
Professor(es) Autor(es): 

Eduardo Guerra Murad Ferreira

  • Doutor em Comunicação;
  • Mestre em comunicação pela ECO – UFRJ;
  • Publicitário Graduado pela UFF e atua na área de sustentabilidade social corporativa, responsabilidade social, diálogo social, planejamento de comunicação e marketing, comunicação organizacional;
  • Desenvolveu projetos de investimento social e gestão de impacto de empresas como Shell, Vale do Rio Doce, Grupo Pão de Açúcar, Carrefour, Portal do Voluntário e Accenture, por meio da ONG Dialog;
  • Atualmente, é professor da Universidade Federal Fluminense – UFF/IACS, coordenador adjunto das graduações de comunicação, nas áreas de Propaganda e Marketing e de Jornalismo e coordenador do MBA em Comunicação Estratégica do IBMEC.

 

Mercado de trabalho
PROGRAMA DO CURSO

Carga horária: 30h

Módulos
Módulo 1: Oratória – conceitos introdutórios
Unidade 1 - A comunicação interpessoal como base comunicacional da apresentação
Unidade 2 - Argumentação versus Negociação
Unidade 3 - Perfil do bom orador e suas ferramentas de trabalho
Módulo 2: Planejamento e Roteirização de Argumentações e Apresentações
Unidade 1 - Seleção e estruturação de conteúdos
Unidade 2 - Concisão e objetividade
Unidade 3 - Forma versus conteúdo

Unidade 4 - Objeções e conflito

Módulo 3: Técnicas de Apresentação
Unidade 1 - Presença de palco versus medo de se apresentar
Unidade 2 - Design
Unidade 3 - Métodos de avaliação de uma apresentação

 

Investimento

R$ 730,00* em até 6x de R$ 121,67

Comunicação Empresarial
Extensão Online
Inscreva-se
Mais informações
Inscrições:
até 24/09/2017
Início das aulas:
01/10/2017*

*Sujeito a quórum mínimo.