Corpo docente

Excelência voltada à prática é o que o Ibmec oferece a partir do seu corpo docente. Na instituição, os professores são profissionais com experiência de mercado e formação acadêmica de alta qualidade. O Ibmec acredita no trabalho do professor como peça fundamental dos protagonistas para o mundo.

Confira abaixo o corpo docente* da unidade.

*O corpo docente pode ser alterado a qualquer momento, a critério da coordenação acadêmica.

Abel Fiorot Loureiro

  • Mestre em Administração pelo Ibmec/RJ;
  • MBA em Finanças, Auditoria e Controladoria pela FGV - Fundação Getulio Vargas;
  • Especialista em Marketing;
  • Bacharel em Administração de Empresas;
  • Professor de disciplinas relacionadas à área financeira nos cursos de MBA do Ibmec;
  • É consultor empresarial na área de gestão financeira, diretor da ABEL FIOROT Consultoria Financeira (www.abelfiorot.com.br). Tem experiência internacional, tendo participado do Teachers Workshop Program, programa da NYSE (New York Stock Exchange) – Bolsa de Valores de Nova York, em Wall Street, NY, EUA, além da participação em seminários e cursos nas cidades de Nova York e Boston (EUA), Macau, Hong Kong e Guanzhou (China).

*O professor autor é o responsável por criar todo o conteúdo do curso, como apostila e videoulas. O curso poderá ser ministrado por outros professores que sejam da mesma área de conhecimento

Alberto Castro de Oliveira Lopes

  • Mestre em Administração Ibmec/RJ e Engenheiro de Produção formado pela UFRJ;
  • Atuou durante 10 anos em diversas empresas, nas áreas de redesenho de processo, Administrativa e Regulação, de Controle de Furtos de Energia e em Recursos Humanos, como especialista de benefícios e segurança do trabalho, sempre otimizando processos e implantando projetos. Em 2006, ingressou na Petrobras, na Área de Organização & Gestão, atuando no desenvolvimento de Práticas de Gestão e na Revisão do Modelo de Organização, Gestão e Governança da empresa. Em 2009 assumiu coordenação na Área de Serviços, tornou-se especialista em Change Management;
  • Atualmente, atua como Coordenador de Planejamento e Desempenho da Unidade de Serviços Compartilhados. 

Alberto Sulaiman Sade Júnior

  • Doutor (D.Sc.) na área de Banco de Dados, pelo Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE/UFRJ;
  • Mestre (M.Sc.) em Sistemas e Computação pelo Instituto Militar de Engenharia, na área de Engenharia de Software, em Decision Support Systems;
  • Bacharel em Comunicação Social pela UFRJ;
  • É analista do Departamento de Monitoramento do Sistema Financeiro (Desig/Gerim/Dimot). Já atuou em diversas áreas tais como a Gestão Educacional da Universidade Corporativa do Banco Central do Brasil (Rio de Janeiro), a Consultoria de Planejamento do Departamento de Operações do Mercado Aberto do Banco Central do Brasil BC/Copla/Planejamento (Rio de Janeiro) e a Gestão do Conhecimento da Consultoria em Gestão do Conhecimento do Departamento de Informática do Banco Central do Brasil (Brasília). 

Aleksandra Sliwowska Bartsch

  • Economista (UFF), especialista em Docência para a Graduação tecnológica (Senac), mestre em Engenharia de Produção (COPPE/UFRJ) e doutora em Gestão da Inovação Tecnológica (UFRJ);
  • Desde 1998, atua como docente em instituições como UNILASALLE, IBMEC, UFRJ, Senac, AVM, Unyleya e UCB, em cursos de graduação e pós-graduação, em Administração, Logística, Relações Internacionais, Marketing, Hotelaria e Gestão Empresarial, nas modalidades presencial e à distância;
  • Participou do Programa Agentes Locais de Inovação do Sebrae-RJ, tendo também exercido atividades de gestão executiva em instituições como Universidade Candido Mendes, FAPERJ e Proderj;
  • Recebeu várias condecorações nacionais e internacionais em função das atividades como docente e também por trabalhos voluntários realizados.

Alexandre Espírito Santo

Mestre em Economia Empresarial pela Ucam e Economista pela UERJ, possui MBA em Finanças pelo Ibmec;
É membro imortal da Academia Nacional de Economia, onde ocupa a cátedra 64, e é vice-presidente administrativo;
Possui 28 anos de atuação no mercado financeiro, durante os quais desenvolveu as funções de trader e gestor de fundos de investimentos;
Foi articulista dos jornais “Valor Econômico” e “Brasil Econômico”. É autor do livro “Artigos de valor: para entender a crise global”, publicado pela Editório (2012), e articulista do portal “O Financista”;
Atualmente, é economista da Órama. Leciona no Ibmec desde 2011 as disciplinas de Finanças Corporativas, Valuation, Derivativos e Macroeconomia.

Currículo Lattes

Anderson Gonzaga de Souza

  • Possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, especialização em Engenharia de Produção pela Universidade Cândido Mendes e graduação em Ciência da Computação pela Universidade Iguaçu;
  • É certificado Project Management Professional pelo PMI, PRINCE2 pelo OGC, Analista Comportamental DISC (Behavioral Analist) pela GCC, Professional & Self Coaching pelo Instituto Brasileiro de Coaching e ITIL Foundation;
  • Tem experiência em projetos de Tecnologia da Informação, tendo sido responsável por diversos projetos de implantação e migração de sistemas ERP e infraestrutura de TI nas áreas de petróleo, energia, setor público, telecomunicações e informática.

André Lima-Cardoso

  • Mestre em Administração pelo Ibmec/RJ (2007);
  • Pós-graduado em Gestão de Negócios (2002) e em Marketing (2003) pelo Ibmec/RJ;
  • Possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio (1999);
  • Atualmente, é Diretor de Operações da Infobase Consultoria, com clientes como a Globo.com, Bolsa de Valores, Embratel, Xerox, Bradesco Seguros, Banco Icatu e Unysis. Gerenciou o projeto vencedor do prêmio Antônio Carlos Saliba, em 2001, oferecido ao melhor software implantando da indústria farmacêutica. Autor dos livros “Estratégia Digital: Vantagens Competitivas na Internet” e “UML Aplicada: Da Teoria à Implementação” (em coautoria com Ricardo Araújo de Souza), ambos publicados pela Editora Ciência Moderna.

* O professor autor é o responsável por criar todo o conteúdo do curso, como apostila e videoulas. O curso poderá ser ministrado por outros professores que sejam da mesma área de conhecimento.

Barbara da Costa Pinto Oliveira

Expert em negociações multistakeholder e em solução de desafios complexos envolvendo questões de sustentabilidade.

Como empreendedora, fundou a Ecosynergy – Facilitação e Construção de Capacidades para Sustentabilidade, através da qual ela assessora empresas e organização em seu desenvolvimento, gestão da mudança, inovação e construção de uma agenda estratégica em sustentabilidade. Barbara é membro do corpo docente de várias instituições, onde ensina, entre outros temas, negociações cooperativas; facilitação de processos; comércio e meio ambiente; gestão da mudança e estratégia em sustentabilidade, incluindo a Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP) no Master para Gestão da Sustentabilidade; a Universidade de Cambridge, no Master of Studies in Sustainability Leadership; a Sustainability Challenge Foundation, no International Program for the Management of Sustainability (SCF/Tiasnimbas/Fletcher/MIT). 

Como facilitadora de processos e especialista em mudanças climáticas e gestão do capital natural, ela liderou o Programa de Sustentabilidade Global do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (GVces) em São Paulo, onde exerceu a coordenação geral do Programa Brasileiro GHG Protocol e a Plataforma Empresas pelo Clima (EPC), parceira do Corporate Leaders Group on Climate Change de patronato de Sua Alteza Real, o Príncipe de Gales. 

Na Organização Mundial do Comércio (Genebra), como Legal Affairs Officer, ela auxiliou países em desenvolvimento na adoção de políticas e estratégias nos temas de barreiras técnicas ao comércio internacional, barreiras sanitárias e fitossanitárias e comércio e meio ambiente e na UNCTAD (Genebra), Barbra Oliveira desenvolveu a agenda de clima e desenvolvimento para a Conferência das Partes realizada em Bali (COP 13, 2007). Ela também auxiliou o Brasil nas negociações de adaptação em mudanças climáticas na COP 15 (Copenhagen, 2009). Ela foi Research Fellow do World Resources Institute (Washington, DC) e Advisor Senior para o Programa para Liderança em Sustentabilidade da Universidade de Cambridge, na estratégia de engajamento corporativo para a Rio+20. Barbara Oliveira tem Doutorado em Direito Econômico (UFMG), Mestrado em Direito Internacional (University College London, Honours) e MBA em Liderança Responsável e Gestão (TiasnNImbas, Cum Laude) e Especialização em Diplomacia Ambiental (UNEP/UNIGE, Honours), Mediação (MWI), Gestão da Sustentabilidade (SCF/TiasNimbas) e Direitos Difusos e Coletivos (PUC-IEC/MG).