Corpo docente

Excelência voltada à prática é o que o Ibmec oferece a partir do seu corpo docente. Na instituição, os professores são profissionais com experiência de mercado e formação acadêmica de alta qualidade. O Ibmec acredita no trabalho do professor como peça fundamental dos protagonistas para o mundo.

Confira abaixo o corpo docente* da unidade.

*O corpo docente pode ser alterado a qualquer momento, a critério da coordenação acadêmica.

Abel Fiorot Loureiro

  • Mestre em Administração pelo Ibmec/RJ;
  • MBA em Finanças, Auditoria e Controladoria pela FGV - Fundação Getulio Vargas;
  • Especialista em Marketing;
  • Bacharel em Administração de Empresas;
  • Professor de disciplinas relacionadas à área financeira nos cursos de MBA do Ibmec;
  • É consultor empresarial na área de gestão financeira, diretor da ABEL FIOROT Consultoria Financeira (www.abelfiorot.com.br). Tem experiência internacional, tendo participado do Teachers Workshop Program, programa da NYSE (New York Stock Exchange) – Bolsa de Valores de Nova York, em Wall Street, NY, EUA, além da participação em seminários e cursos nas cidades de Nova York e Boston (EUA), Macau, Hong Kong e Guanzhou (China).

Alba Duarte

  • Mestre em Administração pelo Ibmec, Personal, Professional & Executive Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e Pós-graduada em Administração pelo Instituto Coppead – UFRJ e Gestão Empresarial pelo Cefet. É graduada em Psicologia pela Universidade Gama Filho;
  • Possui especialização em Dinâmica de Grupo pela Sociedade Brasileira de Psicoterapia, Dinâmica de Grupo e Psicodrama;
  • Sócia-Diretora da Duart Consultoria e Treinamento em Sistema de Gestão, desenvolve consultoria em gestão, coaching de carreira e executivo;
  • Atua como docente dos programas de Pós-graduação e Graduação do Grupo Ibmec. Sua experiência acadêmica contempla a coordenação de programas de Soluções Corporativas no Grupo Ibmec, com destaque para desenvolvimento de alta e média gestão;
  • Possui experiência em gestão e consultoria estratégica na área de Recursos Humanos em empresas nacionais e globais;
  • Exerce a função de Diretora da Associação Brasileira de Recursos Humanos - Rio de Janeiro - ABRH-RJ e participa como consultora e comentarista de Carreira e Recursos Humanos na Rádio Jovem Pan News.

Alberto Castro de Oliveira Lopes

  • Mestre em Administração Ibmec/RJ e Engenheiro de Produção formado pela UFRJ;
  • Atuou durante 10 anos em diversas empresas, nas áreas de redesenho de processo, Administrativa e Regulação, de Controle de Furtos de Energia e em Recursos Humanos, como especialista de benefícios e segurança do trabalho, sempre otimizando processos e implantando projetos. Em 2006, ingressou na Petrobras, na Área de Organização & Gestão, atuando no desenvolvimento de Práticas de Gestão e na Revisão do Modelo de Organização, Gestão e Governança da empresa. Em 2009 assumiu coordenação na Área de Serviços, tornou-se especialista em Change Management;
  • Atualmente, atua como Coordenador de Planejamento e Desempenho da Unidade de Serviços Compartilhados. 

Alberto Sulaiman Sade Júnior

  • Doutor (D.Sc.) na área de Banco de Dados, pelo Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE/UFRJ;
  • Mestre (M.Sc.) em Sistemas e Computação pelo Instituto Militar de Engenharia, na área de Engenharia de Software, em Decision Support Systems;
  • Bacharel em Comunicação Social pela UFRJ;
  • É analista do Departamento de Monitoramento do Sistema Financeiro (Desig/Gerim/Dimot). Já atuou em diversas áreas tais como a Gestão Educacional da Universidade Corporativa do Banco Central do Brasil (Rio de Janeiro), a Consultoria de Planejamento do Departamento de Operações do Mercado Aberto do Banco Central do Brasil BC/Copla/Planejamento (Rio de Janeiro) e a Gestão do Conhecimento da Consultoria em Gestão do Conhecimento do Departamento de Informática do Banco Central do Brasil (Brasília). 

Aleksandra Sliwowska Bartsch

  • Economista (UFF), especialista em Docência para a Graduação tecnológica (Senac), mestre em Engenharia de Produção (COPPE/UFRJ) e doutora em Gestão da Inovação Tecnológica (UFRJ);
  • Desde 1998, atua como docente em instituições como UNILASALLE, IBMEC, UFRJ, Senac, AVM, Unyleya e UCB, em cursos de graduação e pós-graduação, em Administração, Logística, Relações Internacionais, Marketing, Hotelaria e Gestão Empresarial, nas modalidades presencial e à distância;
  • Participou do Programa Agentes Locais de Inovação do Sebrae-RJ, tendo também exercido atividades de gestão executiva em instituições como Universidade Candido Mendes, FAPERJ e Proderj;
  • Recebeu várias condecorações nacionais e internacionais em função das atividades como docente e também por trabalhos voluntários realizados.

Alessandro Lukosevivius

  • Mestre em Administração pelo Ibmec/RJ, certificado pelo Project Management Institute (PMI) como especialista em Gerenciamento de Projetos (PMP) e pela universidade George Washington como Master’s Certificate in Project Management;
  • MBA em Gestão de Projetos pela FIAP-SP, pós-graduado em Gestão da Informática pela EAESP/FGV-SP e graduado em Ciência da Computação pela UFU-MG;
  • Professor de MBAs no Ibmec/RJ nas áreas de gerenciamento de projetos, comunicação e oratória;
  • Instrutor em cursos preparatórios para a certificação PMP e cursos “in company”, palestrante na área de gerenciamento de projetos em empresas e congressos;
  • Consultor em gerenciamento de projetos na estruturação de metodologias, implantação de escritório de projetos (PMO), pré-venda de projetos, recuperação e auditorias de projetos para empresas nas indústrias de Telecomunicações, Entretenimento, Tecnologia da Informação, Petróleo, Siderurgia, Mineração entre outros. Coautor do livro Workbook PMP: Manual de estudo para a certificação, lançado pela editora QualityMark. 

Alexandre Espírito Santo

Mestre em Economia Empresarial pela Ucam e Economista pela UERJ, possui MBA em Finanças pelo Ibmec;
É membro imortal da Academia Nacional de Economia, onde ocupa a cátedra 64, e é vice-presidente administrativo;
Possui 28 anos de atuação no mercado financeiro, durante os quais desenvolveu as funções de trader e gestor de fundos de investimentos;
Foi articulista dos jornais “Valor Econômico” e “Brasil Econômico”. É autor do livro “Artigos de valor: para entender a crise global”, publicado pela Editório (2012), e articulista do portal “O Financista”;
Atualmente, é economista da Órama. Leciona no Ibmec desde 2011 as disciplinas de Finanças Corporativas, Valuation, Derivativos e Macroeconomia.

Álvaro Teixeira Villarinho

Bacharel em Ciências Econômicas e Mestre em Finanças e em Economia Empresarial – pela Escola de Pós-Graduação em Economia – EPGE - Fundação Getúlio Vargas - Rio de Janeiro;
Participou de diversos cursos de especialização pelo Bank of Montreal, em conjunto com a University of Toronto- CA;
Possui 25 anos de experiência no mercado financeiro e corporativo. Atuou em equipe de M&A e de avaliação de empresas em processo de privatização da Fosfértil, CSN e Usiminas, assim como na avaliação de operações de Project Finance e de investimentos com recursos de bancos de desenvolvimento, a exemplo de: IFV, KfW, JBIC, Eximbank e BNDES;
Atuou como membro de comitê executivo nas áreas de crédito, avaliação e análise de Investimentos de instituições financeiras (MontrealBank e Unibanco). Atualmente exerce as funções de Coordenador Acadêmico da área de Soluções Corporativas do Ibmec, assim como professor dos Programas Abertos nos cursos de MBA, L.LM, CBA do Ibmec. Áreas de interesse: Finanças Corporativas; Opções, Futuros e outros derivativos; Econometria dos Mercados Financeiros.