Qual a Importância da Gestão de Projetos Para Uma Empresa?

Todo o trabalho de uma empresa é formado por projetos com começo, meio e fim. É importante que eles sejam muito bem alinhados e construídos, para que o resultado final esperado seja o melhor. Porém, sem ter uma gestão de projetos eficiente, isso é muito mais difícil.

Quer saber mais sobre essa área? Confira os detalhes neste artigo e entenda porque ela não pode faltar em uma empresa!

Afinal, o que é a gestão de projetos?

Por ser um modelo que permite mais facilidade no gerenciamento e traz resultados em menos tempo, com mais otimização de serviço, estruturar projetos passou a tomar conta de diversas empresas.

Hoje, 20% do PIB mundial é investido na execução deles e, consequentemente, a gestão de projetos tornou-se uma área com enorme expressão.

Não se pode confundir, entretanto, a gestão projetual com um cargo de chefia. A ideia não é exatamente essa. O gerenciamento dos projetos é muito mais do que atribuir atividades, metas e cobrar resultados, aliás, dificilmente ficará na mão de um só colaborador.

A área utiliza um conjunto de práticas, com embasamento, foco em habilidades e experiências anteriores  — deve ser a solução para alcançar o objetivo do projeto, e não somente cobrá-la das equipes responsáveis. A gestão de projetos está, inclusive, muitas vezes acima das decisões organizacionais do CEO da empresa, por exemplo.

Agora, vamos entender como trabalhar com uma boa gestão traz diversas vantagens para sua empresa:

Integração

Quem trabalha com projetos sabe como é  importante entender o que os outros setores estão fazendo em suas etapas de desenvolvimento. Isso porque, caso tudo seja feito de forma dividida e haja falta de comunicação e entendimento entre as áreas, pode haver perdas e muitas dúvidas ao longo do caminho. Isso sem falar nos possíveis insights que são perdidos quando não há essa troca de informações.

Uma boa gestão de processos, ao trazer novos ares à estratégia organizacional da empresa, deve ajudar a integrar os setores e criar uma unidade, Assim, o resultado final será uma vitória de todas as áreas, mostrando o quanto é importante trabalhar em conjunto.

Mais eficiência

Os processos de uma empresa visam, acima de tudo, fazer com que os projetos sejam finalizados cumprindo com seu objetivo de maneira eficaz e, se possível, rápida.

Entretanto, pode ser que os  procedimentos que foram definidos não sejam as melhores escolhas para o seu produto final.

A gestão de projetos pode interferir nisso de maneira positiva, trazendo novas ideias de produção e plataformas de trabalho. Reinventar a empresa e os processos produtivos é uma das principais vantagens da área, e pode permitir que o negócio alcance novas posições de destaque no mercado.


Gostou de saber mais sobre a gestão de projetos? Confira mais artigos como este aqui no site do Ibmec!

 

Saiba mais sobre a Pós-Graduação Ibmec

Preencha o formulário e seja protagonista do seu destino. 

Preencha o formulário abaixo.