Empreendedorismo social no Ibmec

Responsabilidade Social - Programa Indo Fazendo o Bem - Adtalem Brasil

A empresa júnior Ibmec Social foi criada no final de 2015 paar os alunos do Ibmec/MG atuarem em projetos de empreendedorismo social trabalhando noções de gestão e de responsabilidade social. Em seu primeiro ano, dirigida pelas alunas Guilhermina Abreu e Gabriela Crego, a empresa teve quatro programas fixos: Favela Legal, Novos Horizontes, Protosonho e Torre de Babel.

Durante o ano, a Ibmec Social realizou ainda vários projetos pontuais envolvendo toda a comunidade acadêmica. Um dos mais importantes foi a Reforma Hospital São Francisco, hospital no bairro do Concórdia, mantido por uma fundação e com 100% de atendimento direcionado ao SUS. A empresa promoveu a reforma da recepção da instituição arrecadando R$ 14.748,80 em recursos e convocando talentos e mão de obra voluntária para projetar e executar toda a obra. O hospital atende cerca de 59.000 pessoas por ano.

Os alunos também organizaram o Ibmec Dia Feliz, evento que reuniu pessoas com histórias e ideias inspiradoras. Seis nomes de referência do empreendedorismo social e inovação no Brasil, como Edmar Ferreira, da agência Rock Content, e Gabriela Reis, da Yunus Negócios Sociais, palestraram para um público de 200 pessoas no dia 17 de agosto de 2016. A entrada custou R$10,00, e a renda foi convertida para a manutenção dos programas da Ibmec Social.

A equipe de gestão do primeiro ano da Ibmec Social foi formada por 35 estudantes, mas as ações conseguiram reunir cerca de 120 voluntários, incluindo alumni da instituição, e foram acompanhadas por cinco professores. 

  • Cursos envolvidos: diversos
  • Período: 2016
  • 5 professores envolvidos
  • 59.200 pessoas beneficiadas
  • 100 alunos envolvidos
  • Ibmec Minas Gerais