Empreendedorismo legal nas comunidades de Belo Horizonte

Responsabilidade Social - Programa Indo Fazendo o Bem - Adtalem Brasil

Um dos programas da empresa júnior Ibmec Social, o Favela Legal oferece suporte jurídico a microempreendedores de comunidades de Belo Horizonte e região, em apoio ao Núcleo de Prática Jurídica do Ibmec, na Comunidade do Morro do Papagaio.

A ação tem como objetivo fomentar o empreendedorismo formalizado, por meio de aulas expositivas que contribuam com orientações jurídicas. As capacitações abordam temas como problemas trabalhistas e direitos e deveres do microempreendedor, oferecendo à comunidade a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre a área.

Os encontros em 2016 tiveram como parceira a ONG FA.VELA, organização que busca solucionar a baixa oferta de educação empreendedora para o grande número de microempresários das comunidades.

Segundo João Souza, presidente e cofundador do FA.VELA, a parceria com o Ibmec ajudou a validar o potencial das iniciativas. "Mas, mais importante que isso, é o fato de conseguirmos levar para nossos empreendedores o acesso à assessoria jurídica gratuita e de qualidade", comenta.

Uma das formadoras, a estudante Isadora Ferreira, considerou que contribuir para o crescimento dos empreendedores foi o mais interessante do projeto: “o nosso objetivo por meio dessas ações é tentar diminuir os riscos inerentes a qualquer negócio, dando mais proteção aos empreendedores do ponto de vista jurídico e diminuindo, assim, a probabilidade do surgimento de litígios e demandas judiciais”.

  • Curso envolvido: Direito
  • Período: 2016
  • 1 professor envolvido
  • 40 pessoas beneficiadas
  • 5 alunos envolvidos
  • Ibmec Minas Gerais