Conselho de Professores

Um dos nossos pilares é a excelência voltada à prática para formar protagonistas para o mundo. Para isso, contamos com  um Conselho de Professores que nos ajudam a pensar ainda mais na inovação do ensino e na nossa responsabilidade em entregar ao mercado profissionais protagonistas em suas carreiras, empreendedores com ampla visão social e econômica e cidadãos conscientes.

Conheça o Conselho de Professores Ibmec:

Foto

CARLOS JÚLIO
Presidente do Conselho de Professores e responsável pela Cátedra de Estratégia e Gestão

Head de Estratégia e Inovação do Locomotiva Instituto de Pesquisa, Conselheiro Profissional independente em empresas, como Camil Alimentos, Aramis, Par Corretora e GSA Alimentos e CI-Central Intercâmbio. É também Coach profissional de vários Presidentes de Empresas e Facilitador Certificado do YPO-WPO. Autor com 8 livros publicados na área de negócios. Administrador de Empresas, estudou na Harvard Business School, na London Business School e no IMD de Lausanne-Suiça. Colunista da rádio CBN, tem 30 anos de experiência como Conselheiro de Administração.

Foto

CARLOS ALBERTO SARDENBERG
Responsável pela Cátedra de Economia e Negócios

Jornalista, Sardenberg é âncora do programa CBN Brasil, veiculado pela CBN, e atua como comentarista econômico em programas da CBN, Globonews e TV Globo. Escreve, também, uma coluna no jornal O Globo. É palestrante na área de política e política econômica e mantém o site www.sardenberg.com.br, com informações e comentários econômicos. Também escreveu alguns livros, como "Neoliberal, não. Liberal." e "O assunto é dinheiro".

Foto

EUGENIO MUSSAK
Responsável pela Cátedra de Gestão de Talentos e Estruturas Organizacionais

Formado em Medicina, com especialização em Fisiologia Humana, mas referência em Educação Corporativa, iniciou a carreira em 1971 e atuou como professor, coordenador pedagógico, diretor de escola, empresário da área de educação no Paraná e Santa Catarina. Também especialista em Análise de Sistemas e Negócios pela FAE Business School, é membro da ABRH – Associação Brasileira de Recursos Humanos, onde ocupou os cargos de Conselheiro, Diretor de Pesquisas e Coordenador da Revista Melhor – Gestão de Pessoas.  Participa do comitê de organização do CONARH – Congresso Brasileiro de Gestão de Pessoas.

Foto

GABRIEL CHALITA
Responsável pela Cátedra de Filosofia e Educação.

Doutor em Filosofia do Direito e em Comunicação e Semiótica. Aos 19 anos, foi vereador e presidente da Câmara Municipal de Cachoeira Paulista. Também foi presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), por dois mandatos, vereador da cidade de São Paulo e deputado federal. Hoje, é secretário municipal de Educação de São Paulo, membro da Academia Brasileira de Educação e da Academia Paulista de Letras e palestrante. Autor de mais de 70 livros.

Foto

LUIZA HELENA TRAJANO
Responsável pela Cátedra de Varejo.

Formada em Direito pela Faculdade de Franca e em Administração de Empresas, é CEO e dona da rede de lojas Magazine Luiza. Começou a trabalhar no grupo aos 12 anos, durante suas férias, passando por todos os setores até chegar ao cargo de líder. Integrante do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES).

Foto

MARCELO TAS
Responsável pela Cátedra de Inovação, Internet e Jornalismo.

Formado em Engenharia Civil na USP, é jornalista, ator, roteirista e apresentador de TV. Trabalhou na TV Cultura, participando dos programas Rá-Tim-Bum, Castelo Rá-Tim-Bum e Vitrine; na TV Globo, com o Vídeo Show e o Telecurso 2000; foi âncora do programa CQC, na Band. É, atualmente, apresentador do programa “Papo de Segunda”, do GNT, colunista do Sistema Globo de Rádio e autor do “Blog do Tas”, no UOL. Palestrante sobre as áreas de virtudes, oportunidades e efeitos colaterais da era digital.

Foto

NIZAN GUANAES
Responsável pela Cátedra de Comunicação, Publicidade e Propaganda.

Formado em Administração de Empresas, começou na publicidade atuando como redator. Trabalhou nas maiores agências de publicidade do país, como Artplan, DPZ e W/GGK. Entre os prêmios, um Leão de Ouro em Cannes, em 1988, com o comercial Hitler. Foi nomeado um dos cinco brasileiros mais influentes do mundo, pelo Financial Times, e uma das 100 pessoas mais criativas nos negócios, segundo a revista Fast Company. Também foi apontado, pela Exame, um dos 16 empreendedores brasileiros candidatos a fazer história. Em 2014, foi eleito pelo terceiro ano o publicitário de maior credibilidade do país, segundo a revista Seleções e o Ibope, e apontado como Man of The Year, na categoria Liderança, pela publicação GQ.

Foto

OCTÁVIO DE BARROS
Responsável pela Cátedra de Economia.

Mestre e Doutor pela Universidade de Paris, Octávio de Barros foi Economista convidado do Banco Central do Brasil, consultor do BNDES, vice-presidente do Conselho Regional de Economia de São Paulo. Atualmente, é consultor econômico do Bradesco, onde chefiou a pesquisa econômica de 2003 a 2016. Além disso, comanda o Instituto República, é vice-presidente do conselho empresarial Brasil-China, da Câmara de Comércio Brasil-França e é integrante do conselho de economia da Fiesp.

Foto

PASQUALE CIPRO NETO
Responsável pela Cátedra de Língua Portuguesa.

O Professor Pasquale é licenciado em Letras – Português e Espanhol. Exerceu a profissão de professor de Português de 1975 a 1998. Foi colunista dos jornais Folha de São Paulo e O Globo. É idealizador do programa Nossa Língua Portuguesa. Durante quase 15 anos, foi consultor de Língua Portuguesa do Departamento de Jornalismo da Rede Globo. Integrou a equipe do Centro de Estudos Jurídicos da Presidência da República. É autor do Manual de Redação da Folha e de algumas outras publicações, como: Gramática de Língua Portuguesa, Nossa Língua Curiosa e a coleção Português Passo a Passo.

Foto

REINALDO POLITO
Responsável pela Cátedra de Comunicação Pessoal.

Mestre em Ciências da Comunicação, Reinaldo Polito é formado em Ciências Econômicas e em Administração de Empresas. É professor de Expressão Verbal, Palestrante, Escritor e, desde 1975, é professor de Oratória para executivos, políticos e profissionais liberais. Também atua como colunista no UOL, na Rádio transamérica e na Rádio USP. Membro titular-fundador da Academia Araraquarense de Letras, Reinaldo é Presidente da Academia Paulista de Educação e da ONG Via de Acesso e tem livros lançados na Espanha, Colômbia, Itália, Portugal, México e Rússia.

Foto

RENATO MEIRELLES
Responsável pela Cátedra de Pesquisa e Comportamento do Consumidor.

Formado em publicidade, é presidente da Locomotiva, foi presidente do Data Popular e fez parte da comissão que, em 2012, estudou a nova classe média brasileira para a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, no governo Dilma Rousseff. Foi colaborador do livro “Varejo para Baixa Renda” e autor das seguintes publicações: “Guia para Enfrentar Situações Novas Sem Medo” e “Um país chamado Favela”. É colunista da revista Brasileiros e da Exame.com.

Foto

RICARDO RUFFO
Responsável pela Cátedra de Design Thinking.

Ricardo Ruffo é cofundador e diretor da Echos um laboratório de inovação brasileiro e cofundador e articulador da Escola Design Thinking. No momento lidera a expansão internacional da Echos para Austrália e Portugal. Ele é um consultor e palestrante sobre temas como inovação, empreendedorismo, design de negócios e growth hacking. Especialista em Empreendedorismo e Inovação, com extensões em escolas de renome como o MIT e Berkeley nos Estados Unidos. Também especialista em Inovação Social na Escola de Artes Visuais e Design Thinking pela HPI - D.School na Alemanha.