Ibmec

< Voltar para Cursos Ibmec Rio de Janeiro - Centro

Mestrado

Cursos de Mestrado:



Mestrado Profissional em Administração | Rio de Janeiro - RJ | Centro



Mestrado Profissional em Economia | Rio de Janeiro - RJ | Centro

Sobre o Mestrado

Produção de conhecimento. Criação de soluções inovadoras e de alta aplicabilidade para questões vivenciadas no cenário de negócios. Empregabilidade e evolução de carreira. Nossos mestrados conciliam esses caminhos.

Regime de Estudo

Os cursos de Mestrado Profissionalizante oferecem regimes de estudo integral e parcial. Alunos em regime integral devem cursar três disciplinas por período. No regime parcial, os alunos devem cursar duas disciplinas. Cada disciplina corresponde a 45 horas de aulas presenciais.

Estrutura Curricular

O aluno precisa cursar as disciplinas obrigatórias (4 disciplinas + dissertação), bem como as disciplinas eletivas.

O aluno deve, necessariamente, engajar-se em um dos projetos de pesquisa liderados por docentes do núcleo de referência docente. A produção intelectual do programa ocorre no âmbito dos referidos projetos. Caso haja interesse por parte do aluno, ele pode se envolver em atividades de docência e monitoria junto aos Cursos de Graduação em Administração e Economia, assim como na publicação de trabalhos em coautoria com seu orientador. As disciplinas são oferecidas em três períodos letivos regulares e um período intensivo de verão.

Cada disciplina envolve 45 horas de atividades em sala de aula e mais 90 horas de atividades fora da sala de aula. É possível aproveitar créditos de disciplinas de outros programas stricto sensu reconhecidos pela CAPES. As disciplinas obrigatórias objetivam oferecer um conjunto de conhecimentos gerais e fundamentais na área de conhecimento específico. As propostas dos programas integram as áreas de concentração, linhas e projetos de pesquisa, produção intelectual e estrutura curricular, de tal modo que:

• As áreas de concentração delimitam, de maneira clara, o objetivo de especialidade da produção de conhecimento e da formação realizada no programa e por este oferecida. As linhas de pesquisa constituem a restrição temática, o recorte específico das áreas de concentração, representado pela capacidade docente, instalada no programa. Os projetos de pesquisa e a estrutura curricular refletem e concretizam as linhas de pesquisa e áreas de concentração.

• A produção intelectual docente e discente, artigos científicos e dissertações refletem e concretizam as linhas de pesquisa e áreas de concentração como seu produto. O aluno poderá selecionar disciplinas de áreas e cursos diferentes. Cada curso de Mestrado exige o desenvolvimento de uma dissertação.

A dissertação de Mestrado consiste em um trabalho supervisionado, no qual o aluno deve demonstrar capacidade de sistematização da literatura existente sobre o tema tratado e capacidade de aplicação dos métodos e técnicas de investigação científica e tecnológica no ambiente profissional. A dissertação corresponde a 135 horas de trabalho supervisionado, o que corresponde a 9 créditos. O prazo de término do Mestrado, inclusive de defesa da dissertação, é de 24 meses. Em casos excepcionais, poderá ser expandido para 30 meses.

Informações Gerais

Horário das aulas 

O curso de Mestrado é oferecido de segunda a quinta-feira, das 18h45 às 22h15. Cada disciplina tem uma aula por semana, sempre no mesmo dia. Eventuais aulas extras e de monitoria acontecem sexta-feira à noite ou sábado pela manhã.

A cada período letivo, o aluno tem flexibilidade para definir seu horário de acordo com seus interesses acadêmicos, regime de estudo, oferta de disciplinas e correspondente grade horária.

Duração máxima do curso

Mínimo de 12 (doze) meses e máximo de 24 (vinte e quatro) meses. Neste período, o aluno deverá integralizar o mínimo de 24 (vinte e quatro) créditos de disciplinas e defender com sucesso sua Dissertação de Mestrado.

Corpo Docente

O quadro de professores é formado por excelentes profissionais acadêmicos e com sólida atuação no mercado que, periodicamente, são avaliados quanto à capacidade didática e aceitação ao corpo discente. O Ibmec acredita na forte influência do trabalho do professor para culminar com o sucesso do processo ensino-aprendizagem.

Mestrado Profissional em Administração

Antonio Marcos Duarte Júnior          
Ph.D.(1993) - Princeton University, EUA
aduarte@ibmecrj.br

Carlos de Lamare Bastian Pinto
Doutor (2009) - PUC-Rio
carlos.bastian@ibmecrj.br
carbastian@gmail.com

Claudio Henrique Barbedo
Doutor em Finanças (2008) - COPPEAD/UFRJ
cbarbedo@ibmecrj.br
claudio.barbedo@bcb.gov.br

Edson José Dalto
Doutor (2003) - COPPEAD/UFRJ
edalto@ibmecrj.br

Eduardo Espíndola Halpern
Doutor (2008) – EBAPE/FGV-RJ
eduardo.halpern@ibmecrj.br
eduardo.helpern@gmail.com

Eduardo Murad
Doutor (2011) - Universidade de São Paulo
eduardo.murad@ibmecrj.br

Fernado Filardi
Doutor (2006) – USP
fernando.filardi@ibmecrj.br

José Valentim Machado Vicente
Doutor (2006) – IMPA, RJ
jvicente@ibmecrj.br

Lúcia Barbosa de Oliveira
Doutora (2009) - COPPEAD-UFRJ
lucia.oliveira@ibmecrj.br

Luiz de Magalhães Ozório
Doutor (2010) - PUC-Rio

Luiz Flávio Autran Monteiro Gomes
Pós-doutorado (1986) 
– Universität Stuttgart, Alemanha
Ph.D. (1976) 
- University of California, EUA
autran@ibmecrj.br

Marco Aurélio de Sá Ribeiro
Doutor em Administração - EBAPE/FGV
maribeiro@ibmecrj.br

Maria Augusta Soares Machado
Doutora (2000) – PUC-Rio
mmachado@ibmecrj.br

Priscilla Yung Medeiros
Doutora em Managerial Economics and Strategy 
- Kellogg School of Management, EUA (2008)
priscilla.medeiros@ibmecrj.br

Raimundo Nonato Souza Silva
Doutor (2000) - COPPE/UFRJ
nonato@ibmecrj.br

Renata Peregrino Brito
Doutor (2010) - FGV/EAESP
renata.brito@ibmecrj.br

Roberto Marcos da Silva Montezano
Doutor (1985) – EPGE-FGV/RJ
rmontezano@ibmecrj.br

Valter de Assis Moreno Júnior
Ph.D. (2001) - The University of Michigan, EUA
vmoreno@ibmecrj.br
valter.moreno@gmail.com
Mestrado Profissional em Economia

Christiano Arrigoni Coelho
Doutor (2007) - PUC-Rio
christiano.coelho@ibmecrj.br
christiano.arrigoni@gmail.com

Fernando Nascimento de Oliveira
Doutor (2004) – PUC-Rio
fnoliveira@ibmecrj.br
fernando.nascimento@bcb.gov.br

Marcelo de Albuquerque e Mello
Ph.D. (2002)
 – University of Illinois at Urbana-Champaign, EUA

Marcelo Verdini Maia
Ph.D. (2010) – 
The Wharton School, University of Pennsylvania, EUA
marcelo.verdini@ibmecrj.br

Osmani Teixeira de Carvalho Guillén
Doutor (2003) – EPGE-FGV/RJ
osmaniguillen@gmail.com
oguillen@ibmecrj.br
osmani.guillen@bcb.gov.br

Per Magnus Axelson
Doutor em Economia Financeira (2008)
- The University of Chicago Booth School of Business
per.axelson@ibmecrj.br
http://lattes.cnpq.br/0254640189901881

Rodrigo Novinski Nunes
Doutor (2007) – IMPA, RJ
rodrigo.novinski@ibmecrj.br

Sergei Vieira da Silva
Doutor (2012) – IMPA, RJ
sergei.ibmec@gmail.com
sergei.vieira@ibmecrj.br




Diferenciais dos Cursos

Convênios Internacionais com as Melhores Escolas do Mundo 

Em um mercado de trabalho globalizado e competitivo, uma experiência internacional valoriza o currículo e abre novas perspectivas profissionais e pessoais. Propiciamos essa experiência no âmbito de nossos cursos de graduação e pós-graduação, por meio de programas de intercâmbio com instituições estrangeiras, selecionadas entre as melhores escolas de negócios e universidades do mundo.

Ibmec Carreiras

Temos um departamento exclusivo para orientar alunos e Alumni (comunidade de ex-alunos) no planejamento de suas carreiras, compreendendo suas necessidades e buscando aliar suas qualificações às demandas atuais. Mais do que identificar oportunidades, o Ibmec Carreiras estabelece uma ponte com as empresas que buscam novos profissionais e garantem que o Ibmec tenha uma das taxas de empregabilidade das mais altas do mercado. 

Infraestrutura

Os cursos de Mestrado Profissionalizante são realizados na sede das Faculdades Ibmec, que ocupa um prédio exclusivo, no centro do Rio de Janeiro. Os alunos de Mestrado contam, ainda, com salas de estudo, lounge para atividades sociais e sala de leitura. Os diversos laboratórios de informática têm acesso à internet, sob a supervisão de profissionais do Ibmec, e possuem ferramentas de pesquisas: Matlab/Opencadd, Expert Choice, Quantum Fundos, Economática.

Assinaturas de diversos periódicos, acesso aos bancos de dados mais consultados do mundo, além de um contínuo processo de benchmarking internacional mantêm os alunos atualizados sobre a produção acadêmica e as estratégias de mercado, no Brasil e no mundo. Todas as salas de aula têm pontos de conexão à rede interna e acesso à internet. Os laboratórios de informática possuem as mais modernas ferramentas e softwares como: Economática, SPSS, LISREL, Sabe, Eviews, Matlab, Decision Tools, Quantum Axis, ARIS, IBM Business Modeler e Rational Suite.

Na biblioteca ou no site do Ibmec os alunos também podem consultar a mais completa base de dados acadêmica na área de negócios, Business Source Complete, que oferece a melhor coleção de conteúdo bibliográfico, índices e resumos das revistas científicas acadêmicas mais importantes desde 1886, além de referências disponíveis para pesquisa fornecidas por mais de 1.200 revistas científicas.

Vantagens para alunos e ex-alunos

Alumni
Nossos ex-alunos formam uma rede composta por profissionais de alto nível que ocupam cargos nas mais respeitadas empresas do país e do exterior. Pertencer ao Alumni Ibmec abre portas para oportunidades profissionais e troca de experiências entre os formados pela escola, além de conceder descontos exclusivos em cursos do Ibmec.

Infraestrutura de Ponta
Para entregar uma formação de qualidade, investimos constantemente no que há de melhor em infraestrutura arquitetônica e tecnológica. Utilizamos recursos com tecnologia de ponta e instalações planejadas para facilitar a construção interativa do conhecimento.

Professores Altamente Qualificados e com Experiência de Mercado 
A qualificação do nosso corpo docente é um dos aspectos que mais valorizamos. Os professores – muitos com dedicação integral – participam ativamente de projetos de pesquisa e têm produção acadêmica relevante. Possuem ampla experiência em suas áreas de atuação e formação acadêmica que inclui mestrado, doutorado e Ph.D. em instituições de prestígio no Brasil e exterior.

Diretoria

Diretor do Ibmec/RJ

José Luiz Trinta

Doutor em Administração pela FEA/USP. Mestre em Administração pelo COPPEAD/UFRJ. Economista pela UFF/RJ. Professor do curso de Mestrado em Administração do Ibmec/RJ. Professor dos cursos de MBA e CBA do Ibmec/RJ. Sócio-Diretor da ByoImagen Tomografia Computadorizada da Face Ltda. Experiência profissional em empresas de consultoria, varejo e comunicação.

Coordenação

Coordenador do Mestrado Profissional em Economia

Marcelo Verdini Maia

Ph.D. e mestre em Finanças pela The Wharton School - University of Pennsylvania. Também é mestre em Economia pela Fundação Getúlio Vargas e graduado em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Coordenador do Mestrado Profissional em Administração

Eduardo Halpern

Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, mestre em Administração de Empresas com Ênfase em Marketing pelo COPPEAD/UFRJ e graduado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Processos Seletivos

Mestrado Profissional 2015.1

Calendário:

Calendário
INSCRIÇÕES 14/08 a 19/10/2014 (Clique Administração ou Economia para se inscrever)
SESSÃO INFORMATIVA Economia - 17/09 às 19h
Administração - 18/09 às 19h
Faça sua inscrição no evento aqui!
PRAZO DE ENTREGA DOS DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS (ver lista abaixo) 17/10/2014
PROVA 25/10 às 9h ou 30/10 às 18h
( o candidato deve optar por apenas uma das opções de data. Para agendar, ligue 21 3284-4000 ou aguarde nosso contato.)
REIMPRESSÃO DO CARTÃO DE CONFIRMAÇÃO 2ª via do cartão de confirmação
RESULTADO DA 1 ª FASE 05/11/2014
2ª FASE - ENTREVISTA de 10/11 a 19/11/14
RESULTADO FINAL 26/11/2014
MATRÍCULA de 26/11 a 10/12/14
INÍCIO DAS AULAS 02/02/15

Inscrição On-line

Downloads

Documentação necessária para participar do Processo Seletivo

  • - Ficha de inscrição preenchida via Internet, disponível no site do Ibmec
  • - Diploma ou Declaração de Conclusão do Curso Superior (duas cópias)
  • - Histórico Escolar do Curso Superior (duas cópias)
  • - Curriculum Vitae atualizado
  • - Carteira de identidade (uma cópia)
  • - CPF (uma cópia)
  • - Uma foto 3x4 recente
  • - Resultado de um dos seguintes exames:
    • GMAT (validade de três anos)
    • GRE (validade de três anos)
    • Anpec (validade de um ano)
    • Anpad (validade de um ano)
    • Prova do processo seletivo do Mestrado das Faculdades Ibmec que inclui: teste de proficiência em inglês, teste de raciocínio lógico e quantitativo, redação em português.

Critérios de seleção

  • 1ª fase: análise do resultado da prova do processo seletivo Ibmec, ou de um dos exames citados acima, e da documentação entregue pelos candidatos.
  • 2ª fase: entrevista com todos os candidatos selecionados na 1ª fase.
  • 3ª fase: divulgação do resultado final - candidatos aprovados na fase de entrevistas.