Profissional com qualificação é preferido pelo mercado

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, dinâmico e exigente. Principalmente em épocas de instabilidade e incertezas. Neste cenário, oportunidades ficam mais escassas e a proatividade do profissional de ir em busca do seu lugar no mercado de trabalho fica ainda mais evidente.

Procurar maneiras de se qualificar é uma maneira de assumir a postura de protagonista na carreira e de se destacar em meio a este mercado cada vez mais competitivo.  Há muito, o mercado de trabalho considera o diploma de graduação como o começo da carreira de qualquer profissional. Por isso, para assumir posições de expressividade, é preciso que aquele profissional construa ativamente o próprio destino e busque se qualificar cada vez mais.

É preciso pensar na carreira como um empreendimento e trilhar novos caminhos. “Hoje em dia, um diploma de pós-graduação, o domínio de outros idiomas, a experiência internacional e a atualização constante em sua área de formação são imprescindíveis para garantir a empregabilidade”, afirma Fernanda Schroder, Gerente Nacional de Carreiras do Ibmec. Segundo ela, é importante estar sempre se atualizando para acompanhar as mudanças do mercado. Assim, é possível fazer a gestão da carreira e manter a empregabilidade em alta.

Confira, abaixo, algumas dicas da especialista sobre os motivos de continuar estudando mesmo após finalizar a graduação:

  1. Definição de uma linha de atuação: “A graduação fornece um conhecimento amplo.  A visão generalista é essencial ao profissional nos dias de hoje, mas é importante também se especializar em uma área - e é exatamente isso que os cursos e a formação continuada fazem. Afunilam o que se aprende e desponta o perfil dos profissionais e para onde eles querem ir em suas carreiras e em sua área de atuação”, diz Fernanda Schroder, Gerente Nacional de Carreiras do Ibmec.
  2. Melhoria do currículo: “A formação continuada abre muitas portas para impulsionar a carreira e algumas áreas têm uma demanda maior por profissionais especializados. De maneira geral, os profissionais mais qualificados são muito bem-vistos e necessários no mercado de trabalho. Quem se prepara tem mais disposição para enfrentar desafios e tem vontade de se atualizar sempre mais”, constata Fernanda.
  3. Atualização do conhecimento: “Cabe ao profissional buscar elementos e conhecimentos sobre quais atividades fazer e ter em mente que precisa reservar um espaço em sua vida para se modernizar de alguma forma. Vale toda forma de participação que acrescente pontos ao seu currículo, a sua formação e ao seu desenvolvimento”, afirma a Gerente Nacional de Carreiras do Ibmec.
  4. Aplicação do conhecimento adquirido em sala de aula: “O profissional que busca atualização, é porque tem como objetivo se superar sempre. É importante usar este conhecimento para ir além do que a empresa espera, demonstrando disposição para enfrentar novos desafios. Tenha iniciativa e seja proativo”, aconselha Fernanda.
  5. Prática do empreendedorismo na carreira: “Com bagagem atualizada, ainda, é possível que o profissional sugira ideias inovadoras e proponha novas alternativas para ajudar a empresa”, conclui Fernanda Schroder, Gerente Nacional de Carreiras do Ibmec.

Para aqueles que desejam assumir essa postura de protagonismo na carreira e desejam colocar em prática as dicas dadas pela especialista em Carreiras, o Ibmec tem cursos de pós-graduação para os mais diferentes objetivos profissionais. No Global MBA, o aluno tem a oportunidade de desenvolver competências gerenciais, focado na formação sistêmica de líderes e gestores globais. Com uma abordagem contemporânea, os cursos refletem as tendências internacionais e as mudanças observadas no ambiente empresarial.

No caso de profissionais que buscam atualização, mas ainda não alcançaram cargos de gestão, os MBAs do Ibmec possuem projetos pedagógicos de especialização com alta aplicabilidade. Os cursos propiciam o aperfeiçoamento de habilidades analíticas e gerenciais voltadas para campos específicos, proporcionando uma formação consistente e diferenciada. Confira os cursos ofertados pelo Ibmec, conheça nossa pós-graduação.

Tags: